Nota da Redacção

PRECISAMOS DE CONSTRUIR A PAZ, TODOS E TODOS OS DIAS

Este aniversário do nosso jornal acontece na altura em que começou mais uma guerra na Europa cuja extensão e consequências negativas poderão ser muito grandes. Estando Portugal, nesta ponta sudoeste da Europa, relativamente longe da Ucrânia, e não estando o país directamente envolvido nos combates, pode haver quem ache que este é um assunto em relação ao qual somos impotentes. Desta atitude de impotência, até à de indiferença, ou de subalternização do problema, o caminho muitas vezes é curto.

Além disso, se aqui o assunto é celebrarmos mais um aniversário do nosso jornal, porquê falar disto e começar por isto?

A Obra da Rua e o seu jornal são projectos de construção da Paz, todos os dias. Por isso, nunca poderão ser indiferentes e impotentes relativamente às guerras, sejam elas onde forem e de que género forem. A Paz tem que ser construída por todos, todos os dias, no lugar onde cada um estiver e com aquilo que tiver ao seu alcance. O modo da Obra da Rua e do seu jornal o fazerem é cuidarem das crianças e dos jovens vítimas de vários tipos de guerras que geram pobreza e desestruturação de famílias. O modo da Obra da Rua e do seu jornal construírem a paz é, através da sua acção, procurarem pôr em prática o que agora e sempre é a arma mais poderosa para combater todo o tipo de guerra: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Os nossos leitores acompanham-nos e ajudam-nos neste caminho. Estamos-lhes sempre e para sempre muito gratos, porque não podemos, nem queremos caminhar sozinhos. A construção da paz tem que ser obra de todos e com todos, com tudo aquilo que cada um tiver ao seu alcance. Em contraponto a todo o sofrimento que está a ser causado pela invasão da Ucrânia, há o lado positivo e encorajador da união e da coragem do povo ucraniano para defender o seu país e de muita gente e muitas organizações por esse mundo fora que estão solidárias com ele e procuram ajudar das várias formas ao seu alcance. Se esta união em prol do Bem perdurar e se reforçar, a guerra será vencida.

Que Deus ajude o povo ucraniano e outros povos que estão a sofrer com guerras e que ajude a Obra da Rua a continuar a ser construtora de Paz como sempre tem procurado ser! Para os nossos Leitores, um muito obrigado e a Paz que merecem por ajudarem a construir o Bem!

Américo Mendes