O GAIATO digital

* Tanque da Casa do Gaiato de Beire *

Edição de 5 de Agosto de 2017 : Ano LXXIV : N.º 1915

DA NOSSA VIDA

O nosso lema

«... A vida comunitária em que os nossos Rapazes vivem e o espaço de participação que nela têm, é o que lhes resta para que possam voar, e, por experiência própria, descobrirem e nos darem a entender quais as suas reais inclinações e gostos próprios.

Em última análise, o trabalho humano está orientado para a comunidade. É assim que, para que nesta os indivíduos se tornem um bem, tem ela de ser, para eles, um campo de acção a contribuir para o seu crescimento. Esta relação mútua é privilegiada pelo nosso sistema, ou não fosse a nossa uma Obra de Rapazes, para Rapazes, pelos Rapazes. Pena é que, outros, de olhos fixos no seu umbigo, não se libertem de preconceitos e interesses mesquinhos, para poderem aderir ao que Pai Américo intuiu e pôs em prática há oito décadas, e que muitos, desempoeirados, sublinham como o melhor caminho para o bem das comunidades e dos indivíduos que delas fazem parte.

Padre Júlio

Ler artigo completo


PÃO DE VIDA

Anda prà frente, confia!

«... Estando eu pároco de Vila Verde, nos arredores da Figueira da Foz, comunidade com graves problemas sociais, promovi, acompanhado com um grupo de amigos, a construção de um conjunto de casas para famílias carenciadas.

... o Padre Américo convidava os párocos para esta iniciativa que daria resposta aos problemas dos mais desafortunados. E dizia: "quando cada casa estiver erguida, com o telhado em cima, eu garanto cinco contos"...

... aflito para pagar as obras, puxei de uma carta e escrevi ao Padre Américo dando-lhe conta dos nossos problemas... A ti, como és padre jovem, envio-te sete contos e meio, isto é, duas casas, quinze contos! Toma lá e anda para a frente, confia! Deus não te vai faltar"...»

Padre Manuel Mendes

Ler artigo completo


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Não nos interessa também que se crie uma estrutura para aguentar, por algum tempo, a Obra da Rua. Estruturas há muitas e de várias formas, o que lhes falta é alma!

A Obra da Rua sem alma será um empecilho ao Evangelho, como outras obras da Igreja mais preocupadas em fazer prosélitos do que em fazer cristãos. Os amigos que nos sustentam e nos empurram a valer aos pobres, nunca o farão a qualquer estrutura sem uma alma pobre!...

Encostar-mo-nos ao Estado para quê? É nele que se revela a salvação?! Algumas das suas leis e imposições não se mostram incompatíveis com a Lei Divina?»

Padre Acílio

Ler artigo completo


MALANJE

«HOJE, véspera do dia de Pai Américo, recebemos duas novas crianças. Emanuel de 4 anos; até agora vivia com uma família de acolhimento que o recebeu ainda bebé. Aparentemente eles não podiam ter filhos. Agora, nasceu-lhes um e dizem não poder continuar com aquele que acolheram.

O outro, é o Fernandito. Este não tem mãe, mas tem pai - a quem por duas vezes se insistiu para que viesse a nossa Casa, assinar os documentos para que o pequeno fique na Casa do Gaiato, até agora... impossível...»

Padre Rafael

Ler artigo completo


BENGUELA

Pai Américo deixou-nos o Amor que consumiu o seu coração...

«Celebrámos, há oito dias, a Festa da Obra da Rua e de Pai Américo. No dia 16 de Julho de 1956, há 61 anos, Pai Américo partiu para o Céu. Deixou-nos o Amor que consumiu o seu coração, ao serviço dos Pobres, dos Filhos abandonados...

O acontecimento central da celebração festiva, na nossa Casa do Gaiato de Benguela, foi a celebração da Santa Missa. O Sr. D. Óscar Braga, digníssimo Bispo Emérito de Benguela, presidiu à Celebração, como tem sido habitual, ao longo dos anos passados...

Neste dia foi celebrado, também, o aniversário da Ordenação Sacerdotal do nosso querido Padre Quim. Há seis anos, na Diocese de Malanje, recebeu o sacerdócio, no dia 16 de Julho, que está a vivê-lo com dedicação total na nossa Casa do Gaiato de Benguela...»

Padre Manuel António

Ler artigo completo


VINDE VER!

Aproveitamento

«... o próprio rapaz é o sujeito desta acção. É ele que aproveita, ou não, o quanto lhe é colocado nas mãos pela Casa do Gaiato. Qual tesouro de garantia apontado para a sua autonomia, quando chegar a hora certa e derradeira, para o inevitável autogoverno do rapaz! Se ele soubesse espremer a laranja que a vida lhe está a oferecer, faria dela uma laranjada! Escola à disposição, mesmo nos seus olhos a chamar pelo recruta. Oh! Academia da vida! Oficinas ao seu dispor, para se preparar com maiores argumentos para enfrentar as demandas de uma sociedade cada vez mais complicada no enquadramento social condigno...»

Padre Quim

Ler artigo completo


SETÚBAL

«... Têm vindo alguns donativos para o nosso sonho Moçambicano, como lhe chama um aveirense que já mandou três mil euros a perguntar-me se será abuso saber quanto custará a obra. O seu orçamento é alto. Passa de um milhão e meio de euros mas nós iremos pedir muitos auxílios que diminuirão o seu custo...»

Padre Acílio

Ler artigo completo

NOVOS LIVROS

Um, sobre padre Telmo, organizado pelo Dr. Henrique Manuel Pereira; outro, do padre Telmo; e o já anunciado no último O GAIATO À volta do Padre Baptista. Saíram juntinhos e foram apresentados, na Universidade Católica do Porto, no pretérito 13 de Julho.

Para os interessados deixamos o como e onde encontrar estes livros.

O homem que do lodo fez estrelas, pode ser pedido à Diocese de Bragança-Miranda ou ao organizador da obra.

Terra Batida, pode ser pedido à Editora Alforria.

E todos eles à nossa Editorial.

Pelas CASAS DO GAIATO

Paço de Sousa

  • GALINHEIRO
  • PRAIA
  • MEMORIAL
  • CAMPO

Vicente António

Ler crónica


MIRANDA DO CORVO

  • 61 ANOS DA MORTE DE PAI AMÉRICO
  • FÉRIAS COM FAMILIARES
  • FÉRIAS NA PRAIA DE MIRA
  • AGROPECUÁRIA

Rapazes de Miranda

Ler crónica


BEIRE

A Paz vai correndo como um rio...

«... Ninguém pode evitar ser influenciado pelo comportamento dos outros. Se ele é realista, adequado, conforme ao aqui e agora, esse comportamento gera paz e harmonia. Ajuda-nos a crescer - como cidadãos e como crentes. Mas, se é irrealista, inadequado e fruto de estereótipos de murmurações e maledicências, gera confusão, mal-estar, revolta e falta de paz...»

Um admirador

Ler crónica


ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

Dia de Pai Américo

«Estamos todos contentes por vos voltar a ter junto de nós. Antigos e actuais Gaiatos de Paço de Sousa juntam-se na nossa Aldeia, neste dia especial e consagrado à memória do nosso Pai Américo e da sua partida para o Céu. A Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte, juntamente com a directoria da Casa, empenha-se para que este seja um dia bem passado, para que se recorde este evento e convívio fraternal no futuro por toda a Família Gaiata...»

Elísio Humberto

Ler crónica


ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DE ÁFRICA

«... estamos chegados a mais um Encontro anual dos Antigos Gaiatos de África - que esta ano vai realizar-se no Portinho da Arrábida, na casa de férias da Casa do Gaiato de Setúbal, que o nosso Padre Acílio nos cede, para o efeito, nos dias 2 e 3 de Setembro.

Apareçam todos que passaram pelas nossas Casas de África e tragam a família...»

João Evangelista

Ler crónica


OUTROS FRUTOS DA CASA DO GAIATO DE MOÇAMBIQUE

«... Hoje 16 de Julho de 2017 não queremos lembrar a pessoa que foi mas celebrar os frutos dos seus feitos que sua imagem viva do Pai Américo é, porque o seu amor pelos carentes continua na sua Obra e ele à sua frente.

Obrigado padre Pai Américo pelo seu grande amor, que a semente vista em Chinde, tenha seus frutos aqui. Obrigado Pai Américo, pelo padre José Maria, pela Irmã Quitéria, que tudo fizeram e fazem para que na Massaca não falte amor, fé, tranquilidade espiritual a todos sem distinção da crença religiosa...»

Comunidade Pai Américo

Ler crónica


ECOS DO 16 DE JULHO

O sol já nasceu! O dia apresenta-se lindo e calorento. O calendário civil brindou-nos, este ano, com o 16 de Julho ao Domingo. É o dia "oficial" da Obra da Rua.

Manuel Pinto

Ler crónica