O GAIATO digital

* Bovinos da vacaria da Casa do Gaiato de Paço de Sousa *

Edição de 19 de Agosto de 2017 : Ano LXXIV : N.º 1916


SINAIS

Retrato de família. Foi há um ano que o Padre José Maria partiu.  Esperamos «dois sacerdotes que dêem o salto para uma entrega total aos Rapazes e aos Doentes».

«... Faleceu o nosso Padre José Maria que em Moçambique fez uma obra notável: uma Casa do Gaiato com 150 crianças e assistência contínua a dezenas de aldeias.

Temos, portanto, falta de um sacerdote em Moçambique e outro na casa dos doentes no Calvário.

Dois sacerdotes que dêem o salto para uma entrega total aos Rapazes e aos Doentes.

Um mergulho em Jesus pelas Crianças e pelos que sofrem.»

Padre Telmo


DA NOSSA VIDA

Ainda o nosso lema

«... O meu pensamento, no desenrolar destas linhas, centra-se num acontecimento, cujo motivo foi uma decisiva opção de um dos nossos, entrado já crescidito na nossa comunidade…»

Padre Júlio


BENGUELA

60 anos de sacerdócio

«... Os meus primeiros 6 anos de Padre foram vividos na nossa Casa do Gaiato de Paço de Sousa, em Portugal. Foi ali que me encontrei com Pai Américo, dois anos antes da sua morte e da minha Ordenação sacerdotal. Tenho muito vivo este momento feliz do meu encontro com Pai Américo. Ficou muito contente, quando lhe falei do meu desejo de ser Padre da Obra da Rua…»

Padre Manuel António


VINDE VER

Assistência e Reinserção Social

«... Novos Rapazes entraram na casa dos dezasseis anos de idade, altura em costumam ser encaminhados para as oficinas da nossa Casa, para a sua formação técnico-profissional, tendo em vista a sua possível inserção social condigna. Queremos que o Rapaz seja no futuro um homem que coma o seu pão com o suor do seu rosto e sinta o sabor do sacrifício de o conseguir honestamente. O Rapaz não pode ser visto como uma vítima do passado. Ele, sim, tem potencialidades que postas a render podem dar muito fruto. «Ora trinta, ora sessenta, ora cem», conforme as diferenças de capacidade e do esforço despendido, aliado à força de vontade. Sem esta última, dificilmente se avista o progresso…»

Padre Quim


PÃO DE VIDA

Pelos hábitos de trabalho

«... Com este cenário, não admira, pois, que no relatório de 2016, do sistema de acolhimento de crianças e jovens, em Portugal, os dados não sejam nada famosos e se encontrem sinais preocupantes: chegam às Instituições cada vez mais adolescentes com problemas de comportamento e hábitos de vida com traços desviantes, mais complexos e exigentes. De 8175 crianças e jovens acolhidos, existiam 1609 (20%) a quem foi prescrita medicação psicotrópica…»

Padre Manuel Mendes


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Várias vezes esta senhora, que em Casa dá muito dela, me fez sentir as carências desta infeliz. «Ela grávida, ainda dá a mama aos dois filhos mais novos. Estou farta de ralhar com ela. Isto prejudica-a, pois está tão magrinha, anda com dores nas costas, grávida e ainda a dar mama aos dois mais novos. Já lhe ralhei, e ralhei a sério, dizendo que esta acção prejudica as crianças e maltrata a sua saúde! Mas ela é tão terna com os filhos!» Este bebé que transporta nos seus braços, a caminho da nossa Casa, nasceu há treze dias e ela vem ver se arranja comida para a sua menina, pois a mama secou.»

Padre Acílio


SETÚBAL

«... Agora, são muitos os que querem aqui passar um dia ou dois com as mulheres e os filhos, contarem-nos os seus êxitos e dificuldades, manifestarem a sua gratidão, pedir desculpa dos seus erros e revelar-nos como tantas vezes, a sua família de sangue foi um estorvo e não uma ajuda ao desenvolvimento das suas faculdades…»

Padre Acílio


PENSAMENTO

«Ele há gente de fortuna que tem a sua consciência muito bem formada quanto à responsabilidade de a possuir. Não são todos os afortunados; e, até, por mal dos nossos pecados, são muito poucos. Mas é tal o Bem que daí promana, que faz frente aos estragos nas almas causados pela.»

Padre Américo in De como eu fui, p 15.


Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • PRAIA
  • PISCINA
  • ESTUDO
  • CORO


Júnior


MIRANDA DO CORVO

  • COLÓNIAS DE FÉRIAS
  • BODAS DE OURO MATRIMONIAIS
  • AGROPECUÁRIA

Rapazes de Miranda 

BEIRE

«... Não há nada que nos mate mais a vida do que não ter ganas de viver... Quando não se tem ou não se encontra algo ou alguém para quem viver, a vida torna-se um fardo pesado. Perde todo o seu fascínio. E, sem dar por isso, a pessoa deteriora-se e vai-se indo...

De nossa própria natureza, todos somos seres de ajuda. Precisamos de nos sentir úteis e necessários. Compete a cada um cuidar de escolher o melhor modo de sentir-se assim.…»

Um admirador


CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

«... O difícil é quando alguém deixa de estar na situação de carência económica, ou deixa de cumprir compromissos que assumiu quando a casa lhe foi atribuída. Fazer com que moradores nestas condições deixem as casas para outros que precisam mais do que eles é muito difícil, ou mesmo impossível. Há que dizer que temos por cá casos destes, embora sejam muito poucos…»

Américo  Mendes


OUTROS FRUTOS DA CASA DO GAIATO DE MOÇAMBIQUE

«... Todos os que por esta Casa passam - pessoas amigas, das comunidades circunvizinhas - ficam encantados com a maneira como a educação é dada a todos os rapazes nesta Casa, pois os mais velhos sempre ajudam os mais novos, num sistema de entreajuda. Parecendo que não, mas esta é uma educação que não se encontra muito patente em famílias muito pequenas, onde contenham menos de 10 membros ou elementos familiares. É de louvar as Casas do Gaiato que muito fazem na demonstração do amor ao próximo...»

Amílcar Bonifácio Machango