O GAIATO digital

* Homenagem a Padre Horácio - 50 anos na Casa do Gaiato de Coimbra - Miranda do Corvo *

Edição de 20 de Janeiro de 2018: Ano LXXIV : n.º 1927


DA NOSSA VIDA

Ai! Porto, Porto, quão tarde te conheci!

«… A quinta anexa, outrora sob a orientação dos monges beneditinos, começava agora a ser amanhada pelos Rapazes que assim a faziam sua, enquanto na encosta oposta, operários carreavam pedras de variadas dimensões e as consolidavam umas sobre as outras, executando o risco previamente traçado pelo arquitecto Teixeira Lopes, cumprido o gosto de Pai Américo. Casas de habitação, capela, oficinas, hospital, escola, iam subindo da terra por ordem de prioridade, tendo em conta as necessidades e finalidades desta Aldeia familiar e educativa, estruturante de vidas com dimensão humana e divina, qual santuário de almas…»

Padre Júlio


MALANJE

No meio de vós está Alguém que não conheceis…

«… Hoje, continua a haver muita gente que não conhecemos e nos dão em cada dia uma palavra ou um gesto amigo. Quem sabe se no meio da nossa vida interior, no meio dos nossos pensamentos, sentimentos, desejos... está alguém que não conhecemos. Quem sabe se, finalmente, esse amor que mendigamos fora, está dentro... Só aquele que se adentra no infinito mistério que somos para nós mesmos, encontrará alguma resposta…»

Padre Rafael


PÃO DE VIDA

Catequeses amigas

«… Entre nós, é difícil encontrar quem esteja com os Rapazes na catequese. Se é certo que nunca sabemos todo o alcance das nossas obras, é absolutamente impossível medir todo o bem que um catequista pode fazer ensinando catequese. É, pois, devida uma palavra de incentivo e gratidão aos catequistas das comunidades cristãs que teimam em anunciar esta maravilha de Cristo vivo, num ministério de proximidade da Palavra, cujos frutos sentimos bem neste Natal de Jesus, mais uma vez, pelas mãos acolhedoras de abelhas cuidadosas, na comunhão das Igrejas diocesanas de Leiria - Fátima e Coimbra…»

Padre Manuel Mendes


DOUTRINA

«… Foi num domingo, 4 de Junho de 1944, em Miranda do Corvo.

Um grupo de Gaiatos tinha ido a passeio, pelos campos fora, até à serra da Lousã. De regresso, um deles, ao passar por um velho estábulo, ouviu gemer. Levado pela curiosidade, espreitou pelas fendas dum velho portão e viu que os gemidos saíam dum vulto deitado numa manjedoira. Chamou pelos companheiros que entraram de roldão pelo estábulo dentro…»

in O Barredo, pp 96-100
Pai Américo


BENGUELA

Sejamos todos irmãos

«… Um grupo dos filhos mais novos teve a alegria de gozar, na praia, os dias da semana passada. Estamos no verão de Angola, nestes dias de férias escolares. São momentos salutares para as suas vidas que se sentem fecundadas pelo amor. Os próximos dias serão animados pelo gozo da praia dos filhos mais pequeninos. No momento em que estou a escrever estas linhas, a sua preparação para a partida está a fazer-se. Estes cuidados ajudam a formação equilibrada de cada um, em que o amor e a alegria estão presentes. Os corações generosos que ajudam a nossa Casa do Gaiato a criar estes filhos, com as suas ajudas económico-financeiras, sentem-se felizes com esta partilha da nossa vida.…»

Padre Manuel António


VINDE VER!

Uma Luz brilhou

«…"Os anjos cantaram glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados". Na base do nosso Cruzeiro foi feito um outro presépio, pela primeira vez, para que os visitantes pudessem apreciar e se recordarem que só é Natal porque nasceu Jesus Cristo. E não porque aparece o pai Natal, as prendas, o cozido, as bebidas, e todo o movimento enfeitado de compra e venda de produtos. O lado mercantilista do Natal está a roubar a essência da festa - o sentido espiritual…»

Padre Quim


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«O Natal foi abundante em ofertas alimentares. Tão lauto, que nos obrigou a sacrifícios vários, para distribuir pelos Pobres, os mais rapidamente perecíveis, de forma que nada se estragasse.

Foi uma padaria que, de vez em quando, nos telefona «para passarmos por lá, que tem um, dois ou três sacos de pão, sobrado da venda».

Agora, por altura das festas, parece que os padeiros se enganaram e cozeram mais do que o necessário para a venda...»

Padre Acílio

Pelas CASAS DO GAIATO

SETÚBAL

«… O Epifânio hoje tem um aparelho auditivo e com muitos apoios na escola e grande força de vontade, tem progredido rapidamente em todos os sentidos.

Para a festa do Natal, dei-lhe um pequeno trecho para ser proclamado, em conjunto com mais quatro sobre a história do presépio…»

Padre Acílio


MIRANDA DO CORVO

78 anos da nossa Casa - Escolas - Regresso de férias - Agropecuária - Partilha

Rapazes de Miranda


PAÇO DE SOUSA

Aniversário — Férias — Dança e desporto

Bruno Alexandre


BEIRE

«… Uns dias mais outros menos, mas posso dizer que, todos os dias, eu esbarro com esta niña indita... Aqui na Casa do Gaiato, lá em cima no Calvário. Também pelo telefone e/ou em conversas de nada com os benfeitores que por aqui passam. Querem deixar as suas migalhinhas, de que fazemos o nosso pão de cada dia. Na sua alegria de dar, muitas vezes sem que a mão esquerda saiba o que faz a direita. No silêncio daquele anonimato que a fé lhes pede, eu escuto o seu discreto é que estes também são meus irmãos!...»

Um admirador


LAR DO PORTO

Conferência S. Francisco de Assis

 Campanha tenha o seu Pobre

«… A mãe dos 7 filhos — continua sempre com dificuldade pelas necessidades que tem em casa. O pai dos filhos continua doente, e isso é muito complicado. Os dois filhos mais velhos andam a trabalhar, mas ganham muito pouco; e os outros ainda andam a estudar. Nós também não temos possibilidades, neste momento, de ajudar muito, porque não temos... mas, mesmo assim, o pouco que podemos, é com a ajuda dos nossos Amigos leitores, que a vamos ajudando…»

Adelaide e José Alves