O GAIATO digital
Edição de 23 de Abril de 2022 - Ano LXXIX- N.º 2038
DA NOSSA VIDA
Paz
«... A paz é um bem excelente e indispensável, porque sem ela não há vida ou perde o melhor que ela tem. Que importa ter tudo o que a vida pode dar se não pode ser apreciada por falta de paz?...»
SINAIS
«... Causa tristeza a fuga de Deus! Uma grande multidão que nem sequer pensa. Onde vamos sem Deus? O que nos espera? Em quem pomos a nossa esperança? Vamos pensar na nossa eternidade. Para e reflecte...»
BENGUELA - VINDE VER!
Na véspera da Sua Paixão
«Estamos dentro da Semana Santa, e procuramos viver em comunidade os Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para trás ficaram os dias de purificação e penitência, na longa estrada quaresmal...»
MALANJE
«... Quando chega um tempo litúrgico como a Páscoa não devemos concentrarmo-nos só nos aspectos materiais, mas criarmos espaços para o crescimento interior que passem pela reflexão, meditação e oração...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... Oh gente do meu tempo! Vencei a indiferença. O mundo só é melhor se cada um fizer o que pode. Estes dois casos da avó e da neta dizem-nos com clareza o que é o submundo dos pobres...»
CALVÁRIO
«... Todos sentem o Calvário como um lugar vivo e para quem vive, apesar das limitações e dores de cada um. A presença da Adelaide para, agora, ser cuidada no parkinson avassalador que toma conta da sua beleza e energia de outrora...»
PÃO DE VIDA
Do ambiente digital
«... Toda a pessoa humana, nomeadamente os cristãos e as pessoas de boa vontade, no meio do mundo a construir, com as suas alegrias e desânimos, há-de distinguir-se pela cultura do respeito, da escuta e do diálogo...»
DOUTRINA
Menos metralha e mais amor
«... O bandido nasce da criança e medra na rua. É um nascimento e um crescimento perigoso porquanto se faz sem dor. Nasce e cresce no meio do trigo bom sem que alguém se aperceba; e em determinada altura manifesta-se...»
PENSAMENTO
Ai da Obra da Rua se não fosse da Igreja! Ai de mim se eu não fosse da Igreja! Que podia eu sem Ela? E que não posso eu com Ela? Mesmo que eu fosse sequestrado, reduzido a silêncio, posto a tormentos - todo o mal que o homem pode e sabe fazer - que importa? Sendo da Igreja não estou nunca sozinho. Eu acredito na Comunicação dos Santos!
PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, IV vol., pg 280.
BEIRE - FLASH'S
Vivências da nossa Páscoa...
«... Que venham os teólogos dizer que eles não entendem, que isto é profanar um sacramento, que se corre o risco de lançar pérolas a porcos, que e que e que. Deixá-los. Eu, que já gostei de teorizar e dizer bacoradas dessas, gosto agora é de partilhar convosco este meu delírio interior...»
CORRESPONDÊNCIA DOS LEITORES
Duas cartas - um mesmo sentir
«Agradeço a Deus as graças que me têm sido concedidas por intermédio do Padre Américo que tive o privilégio de conhecer, já lá vão mais de 70 na igreja dos Congregados, no Porto, aquando de homilias que algumas vezes fez, nas missas de Domingo, das 13 horas. Essas homilias tocaram-me tão profundamente, que nunca mais me desliguei da Obra do Padre Américo.»
Assinante 11439
«Todos os dias rezo a oração pela beatificação do Padre Américo que já devia estar nos altares há muito tempo! Ainda me lembro de o ver pregar nos Congregados com a sua batina e capa preta. A força da sua convicção era tanta que as pessoas não resistiam à sua pregação e, se não tinha dinheiro consigo, por vezes entregavam anéis e brincos porque não conseguiam ficar indiferentes.»
Assinante 58073
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO
- Da Semana Santa
- Arranjos
- Agropecuária
- Desporto
- Partilhas e Contactos
PAÇO DE SOUSA
- Avenida das Oficinas antigas
- Aniversários
- Domingo de Ramos
- Semana Santa
- Férias
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Morte e Ressurreição
«... As guerras, sejam elas de que género forem, são a expressão do mal. O Mal mata, afectando geralmente mais quem é mais vulnerável...»
LAR DO PORTO
«O espírito da nossa Conferência, o seu princípio vital, é servir o Pobre que mais necessidades tem. É desta maneira simples e sincera, que nos entregamos ao serviço do próximo...»