O GAIATO digital
Edição de 4 de Junho de 2022 - Ano LXXIX- N.º 2041
DA NOSSA VIDA
«Filhos criados, trabalhos dobrados»
«... Acreditamos que muitos pais, naturais ou não, devido às dificuldades, se confrontem com este dilema: ter filhos ou não ter. Embora o matrimónio esteja ordenado para os acolher, porque é uma união de amor e os filhos são fruto do amor, manifestam-se hoje sérios e diversos alertas para desmotivar os pais a sê-lo...»
BENGUELA - VINDE VER!
Trabalho
«... O trabalho do campo tem sido dos mais bem-sucedidos. As oficinas e o cuidado dos animais também têm tido muita concorrência entre os candidatos. Procuramos o maior alinhamento na sequência dos estudos, garantindo que a teoria seja concretizada na prática através da frequência numa das secções das nossas oficinas...»
PÃO DE VIDA
Da Sopa dos Pobres
«... Sendo a caridade a virtude do amor às criaturas humanas por amor a Deus e a misericórdia a compaixão da pessoa humana pelos seus semelhantes que sofrem, ambos os sentimentos do coração humano revelam-se por obras que implicam o socorro de quem precisa...»
MALANJE
«... Ontem celebrámos o Dia de África e lembramos aos nossos rapazes que são africanos, porque são da África... A África não pertence a ninguém; ninguém é dono. Todos somos parte deste continente... é África a mãe que nos tem no seu seio maternal...»
PENSAMENTO
Eu não posso narrar tim-tim por tim-tim o destino e aplicação que dou aos dinheiros e coisas que me confias, que a Caridade tem seu pudor e resiste à banalidade; mas sim posso afirmar que as tuas esmolas são, em grande parte, aplicadas no dar pão e beijos às criancinhas famintas.
Pai Américo, Pão dos Pobres, 2.º Vol., 1990, pg 34
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... A semana passada paguei sete rendas de casa e alguns pobres já me pediam para três meses atrasados. O Património não aguenta a pobreza à minha volta. Calculo as angústias das famílias noutras cidades...»
SINAIS
«... Todos nos comovemos e pasmamos com as notícias da guerra: cidades destruídas, pessoas que morrem, pessoas que fogem. O monstro da guerra! Para quê? Onde nos conduz esta crueldade?...»
CALVÁRIO
«... Também na Igreja há grande necessidade de escutar e de nos escutarmos. É o dom mais precioso e profícuo que podemos oferecer uns aos outros. Nós, cristãos, esquecemo-nos de que o serviço da escuta nos foi confiado por Aquele que é o ouvinte por excelência e em cuja obra somos chamados a participar...»
BEIRE - Flash's
«... Desde que comecei a deixar-me apaixonar pela Obra da Rua e pelo Calvário em particular, para onde acabei por ser arrastado, não me canso deste aprender a ler Pai Américo à luz do Evangelho e ler o Evangelho à luz de Pai Américo - em que ele soube descobrir o rosto de Deus no Pobre abandonado...»