O GAIATO digital

Edição de 2 de Julho de 2022 - Ano LXXIX- N.º 2043 

MALANJE


«Necessito de tempo para pensar, meditar e rezar. A vida da Casa absorve-me de tal maneira que os dias passam e caio em modos de actuar mecânicos, sem ter em conta a repercussão dos meus actos...»

DA NOSSA VIDA

Dar

«A diminuição drástica de crianças nas nossas Casas em Portugal, tem-me voltado o olhar para mais longe, onde as crianças arrastam a sua existência, sem pão, sem família, vazias de tudo o que carece a vida humana...»

BENGUELA - VINDE VER!

Mês da Criança

«... Na nossa Casa os rapazes maiores cuidam dos mais pequeninos. Somos uma família e é completamente normal que os irmãos tenham sobre as suas responsabilidades o cuidado pronto para com os mais novos...»

PÃO DE VIDA

Da Sopa dos Pobres

«... Como é sobejamente conhecido e se vem comprovando, o apostolado social do Padre Américo em Coimbra, nos primeiros anos do seu ministério presbiteral, ficou marcado pela Sopa dos Pobres, entre outras missões de Recoveiro dos Pobres...»

PENSAMENTO

Colocadas assim, religiosamente, nas minhas mãos, estas migalhas são da mesma sorte distribuídas e respeitadas e encontram no pensamento do Pobre a intenção muito particular de quem nas dá. Fiel despenseiro de valores cometidos, entra a gente com eles no tugúrio mais aflito onde habita o mal sem cura, numa esperança sem limites; adora Jesus Nazareno no leito do padecente e recebe a luz divina da Humildade, a mostrar que não temos coração apto para subir tão alto, nem forças para vencer tais provas como as que sofrem os nossos visitados.

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 1990, pg 38-39.

SINAIS

«... Que calhau duro têm no coração os senhores da guerra! Destruir prédios - habitação de pessoas que não têm nada com a guerra...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Muita gente africana agarrada aos trabalhos mais humildes e pesados vive com seus filhos e filhas numa única divisão coberta de chapa de zinco e levantadas com tijolo de 7...»

CALVÁRIO


«... O sonho tornou-se realidade. Muitos doentes encontraram nesta terra um pedaço de húmus, como no princípio do universo, que os acolhesse e recolhesse...»

BEIRE - Flash's

Ele(s) comigo na horta...

«... É dia santo - dia do Corpo de Deus! A lembrar que é nosso dever e salvação cuidar do "corpo de Deus" escondido no corpo d'estes nossos filhos, que Deus nos mandou...»

NOVA PUBLICAÇÃO

A Obra da Rua é um dedo a apontar o Céu.

Não se situa num plano meramente natural. Não se situa numa acção meramente social, temporal. A Obra da Rua é um dedo a apontar o Céu. O comunismo, esse quis construir o paraíso aqui no mundo. E nós sabemos a que chegou. Ao inferno! Às deportações em massa! Ao ódio! À guerra! Nós sabemos ao que ele chegou.

A Obra da Rua sabe que a felicidade autêntica não está cá em baixo. Porque se alimenta do Evangelho, sabe que não está cá em baixo. Muito mais felicidade deviam ter hoje os nossos pais e nós, depois destes progressos todos da técnica! Tanta coisa, tanta coisa! Não é verdade que há cem anos, sem isto, os nossos avós eram muito mais felizes, numa demonstração de que nas coisas do mundo não está a felicidade?! A felicidade está numa atitude de dentro. Numa atitude interior. A Obra da Rua sabe isto. E por isso aponta aos seus rapazes, e aponta duma maneira especial aos seus doentinhos do «Calvário», aponta-lhes o Céu. A felicidade está lá em Cima. Por isso, aos que nada esperam do mundo, aos incuráveis, ela ainda tem uma palavra a dizer. E tem muita coisa a fazer.

Padre Garrido

Pelas CASAS DO GAIATO

MIRANDA DO CORVO

Agropecuária / Arranjos / Escolas e estudo / Saúde / Partilhas e contactos
Agropecuária / Arranjos / Escolas e estudo / Saúde / Partilhas e contactos

PAÇO DE SOUSA

Excursões / Boletim AMA / Piscina / Praia / Batata
Excursões / Boletim AMA / Piscina / Praia / Batata

CALVÁRIO

No domingo, que passou, fomos passear. Estava um dia bonito. Com sol e companhia. O Quim e a Lala levaram-nos a Paredes. Também o Pacheco levou alguns rapazes. Fomos ao teatro. Eles vieram à missa e comeram no refeitório. Estávamos todas contentes. Uns amigos de Valongo, do Teatro Amador Susanense, representaram para nós umas histórias de amor. Rimos muito. Estamos agradecidos a eles. E também à Câmara, que nos cedeu o espaço e pessoas para nos receber. Outros, que também foram ao teatro, deixaram uma ajuda ao Padre Telmo, que segurava um saquinho, para comprarmos mais uma cama para o Calvário. Não é preciso muito para nos sentirmos amadas.   

Fatinha

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS E GAIATOS FAMILIARES DO NORTE

Neste 66º Aniversário de efeméride sagrada, o programa decorrerá dentro dos trâmites normais como vinha sendo realizado anteriormente, do qual se destacam os seguintes pontos: 9:00h Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no Salão de Festas, cedido pela Obra da Rua para este exercício Associativo. Este ano com eleição dos corpos sociais para o próximo biénio 2022-2024. Em espaço fechado, convém a precaução com uso da máscara profilática; 10:30h Romagem ao Cemitério nº 1 de Paço de Sousa, para deposição de flores na campa de Padre Carlos; 12:00h Eucaristia, celebrada na Capela da Aldeia do Gaiato, ao início com deposição de flores no jazigo de Pai Américo, que se espera seja um ato caloroso e muito participativo.