O GAIATO digital
Edição de 13 de Agosto de 2022 - Ano LXXIX - N.º 2046
CALVÁRIO
«... Uma pobreza consciente, como aquela que Pai Américo a todos procurou ensinar a viver, começa com a poupança. A pobreza não tem que ser um drama ou uma fatalidade. Deve ser uma opção de vida para todo o ser humano...»
MALANJE
«... Terminámos com a eleição dos chefes, onde todos que tinham mais de 18 anos podiam ser eleitos. Para chefe-maioral foi eleito o Avozinho, depois Kid, Catete, Gomilson, «Tem-bicha», João e Lito que depois foi trocado por Ribado...»
PENSAMENTO
Conhece-se perfeitamente no dar, quem alija coisas por enfado ou quem dá coisas por amor. Mas como é certo que a Caridade tudo suporta, aceita-se tudo em silêncio, chorando muito mais a sorte do rico que não sabe dar, do que a do Pobre que precisa de receber. [...] Como há-de ser espantoso o «ai!, que errámos», quando os homens encontrarem na outra Vida o que nesta perderam: a alma. E que poderão eles dar então, para desfazer o engano?!
PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 41-43.
PÃO DE VIDA
Da trasladação de Pai Américo
«Considerando que foram horas muito significativas para a Igreja Católica em Portugal, especialmente a Obra da Rua e os seus muitos amigos, no sentido de rememorarmos este acontecimento marcante e visando dar algumas achegas sobre a trasladação dos restos mortais de Pai Américo para a Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, conforme a sua vontade expressa...»
BENGUELA - VINDE VER!
Festa de Pai Américo e da Obra
«... Os ensaios de cânticos, com a guitarra nas mãos do «Ngongo», o piano sob a responsabilidade do toque do «Bebo», a viola eléctrica do baixo com o «Mano Pedro» e o batuque com as palmadas do «Boca». Sim o famoso «Boca» conhecido pelas suas traquinices. Hoje na Missa leva o batuque ao ritmo dos cânticos - uma verdadeira terapia. Na Cerimónia foram baptizados doze rapazes nossos...»
BEIRE - Flash's
Do "pão nosso de cada dia"...
«... Compreendo aquele inspector da judiciária que, inquirindo-me aquando da embrulhada contra P.e Baptista, deixou sair esta: - ... Ele fala de que 'somos uma família'... Mas isso, para nós, não diz nada... Pudera. Para perceber isto 'duma família para os sem família' é preciso ou ter sentido isso na pele ou com+viver um tempo qb1 numa Casa do Gaiato ou aqui n'O Calvário...»
LIVROS
Américo Monteiro de Aguiar, 'Pai Américo' de tantos e tantos rapazes 'gaiatos', foi um padre e um educador social com um discurso novo, incisivo e incómodo no seu tempo, que lutou pela defesa dos mais pobres e das crianças abandonadas e vadias. Foi um Homem diferente dos outros homens, pela forma como reelaborou as ideias de que a sua época dispunha, em termos sociais e de (re) educação dos rapazes da rua. A vida para ele era 'agitada', pois, em cada situação humana sentia a preocupação e o sofrimento dos mais carenciados (...) Estamos convictos que o P.e Américo para realizar o seu 'sonho', a sua Obra, adoptou no seu apostolado social o método - A.M.A.: Amor, Meditação e Acção, à luz do Evangelho.
Pensamos que com este livro, poderemos contribuir, no seguimento de outras publicações, para uma melhor compreensão e conhecimento a 'filosofia de vida' e de amor, da filosofia de acção e pedagogia social, do pensamento e da espiritualidade activa, da sua Obra da Rua que, [...] continua a ser a 'voz do revolucionário pacífico' que reclama a solução para muitos males que afligem os pobres, marginalizados, abandonados e excluídos da sociedade. - Do texto da contracapa..
Os pedidos podem ser feitos à Casa do Gaiato de Paço de Sousa, através dos telefone 255752285, por e-mail: geral@obradarua.pt, por carta ou no site: www.obradarua.pt
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO
LAR DO PORTO
Conferência de S. Francisco de Assis
«... preocuparmo-nos com o bem-estar daqueles que recorrem à nossa ajuda, e estarmos atentos àqueles que não pedem por vergonha...»
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Dar e receber
«... Para o mundo ser melhor claro... também é indispensável que todos contribuam generosamente com algum do seu tempo para ajudarem os outros...»