O GAIATO digital

Edição de 13 de Agosto de 2022 - Ano LXXIX - N.º 2046 

CALVÁRIO


«... Uma pobreza consciente, como aquela que Pai Américo a todos procurou ensinar a viver, começa com a poupança. A pobreza não tem que ser um drama ou uma fatalidade. Deve ser uma opção de vida para todo o ser humano...»

DA NOSSA VIDA

Pobres

«... Quem não tem casa garantida, como poderá viver com alguma estabilidade com valores semelhantes? Se não cobrem as necessidades básicas como poderão contribuir para a pretendida Inserção Social?...»

MALANJE

«... Terminámos com a eleição dos chefes, onde todos que tinham mais de 18 anos podiam ser eleitos. Para chefe-maioral foi eleito o Avozinho, depois Kid, Catete, Gomilson, «Tem-bicha», João e Lito que depois foi trocado por Ribado...»

SINAIS

«... Pai Américo foi às ruas de Coimbra e trouxe-as para esta ribeira: água, brincar, mergulhos e barriguinha cheia! Foi um começo. Não mais as crianças o deixaram: Miranda do Corvo, Paço de Sousa, Lisboa e Setúbal. Todos agarradinhos à sua batina preta...»

PENSAMENTO

Conhece-se perfeitamente no dar, quem alija coisas por enfado ou quem dá coisas por amor. Mas como é certo que a Caridade tudo suporta, aceita-se tudo em silêncio, chorando muito mais a sorte do rico que não sabe dar, do que a do Pobre que precisa de receber. [...] Como há-de ser espantoso o «ai!, que errámos», quando os homens encontrarem na outra Vida o que nesta perderam: a alma. E que poderão eles dar então, para desfazer o engano?!

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 41-43.

PÃO DE VIDA

Da trasladação de Pai Américo

«Considerando que foram horas muito significativas para a Igreja Católica em Portugal, especialmente a Obra da Rua e os seus muitos amigos, no sentido de rememorarmos este acontecimento marcante e visando dar algumas achegas sobre a trasladação dos restos mortais de Pai Américo para a Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, conforme a sua vontade expressa...»

BENGUELA - VINDE VER!

Festa de Pai Américo e da Obra

«... Os ensaios de cânticos, com a guitarra nas mãos do «Ngongo», o piano sob a responsabilidade do toque do «Bebo», a viola eléctrica do baixo com o «Mano Pedro» e o batuque com as palmadas do «Boca». Sim o famoso «Boca» conhecido pelas suas traquinices. Hoje na Missa leva o batuque ao ritmo dos cânticos - uma verdadeira terapia. Na Cerimónia foram baptizados doze rapazes nossos...»

BEIRE - Flash's

Do "pão nosso de cada dia"...

«... Compreendo aquele inspector da judiciária que, inquirindo-me aquando da embrulhada contra P.e Baptista, deixou sair esta: - ... Ele fala de que 'somos uma família'... Mas isso, para nós, não diz nada... Pudera. Para perceber isto 'duma família para os sem família' é preciso ou ter sentido isso na pele ou com+viver um tempo qb1 numa Casa do Gaiato ou aqui n'O Calvário...»

LIVROS

Américo Monteiro de Aguiar, 'Pai Américo' de tantos e tantos rapazes 'gaiatos', foi um padre e um educador social com um discurso novo, incisivo e incómodo no seu tempo, que lutou pela defesa dos mais pobres e das crianças abandonadas e vadias. Foi um Homem diferente dos outros homens, pela forma como reelaborou as ideias de que a sua época dispunha, em termos sociais e de (re) educação dos rapazes da rua. A vida para ele era 'agitada', pois, em cada situação humana sentia a preocupação e o sofrimento dos mais carenciados (...) Estamos convictos que o P.e Américo para realizar o seu 'sonho', a sua Obra, adoptou no seu apostolado social o método - A.M.A.: Amor, Meditação e Acção, à luz do Evangelho.

Pensamos que com este livro, poderemos contribuir, no seguimento de outras publicações, para uma melhor compreensão e conhecimento a 'filosofia de vida' e de amor, da filosofia de acção e pedagogia social, do pensamento e da espiritualidade activa, da sua Obra da Rua que, [...] continua a ser a 'voz do revolucionário pacífico' que reclama a solução para muitos males que afligem os pobres, marginalizados, abandonados e excluídos da sociedade. - Do texto da contracapa..

Os pedidos podem ser feitos à Casa do Gaiato de Paço de Sousa, através dos telefone 255752285, por e-mail: geral@obradarua.pt, por carta ou no site: www.obradarua.pt

Pelas CASAS DO GAIATO

MIRANDA DO CORVO

Agropecuária / Férias de Verão / Missão Lubango (Angola) / Catequese / Partilhas, campanha de assinantes e contactos
Agropecuária / Férias de Verão / Missão Lubango (Angola) / Catequese / Partilhas, campanha de assinantes e contactos

LAR DO PORTO

Conferência de S. Francisco de Assis

«... preocuparmo-nos com o bem-estar daqueles que recorrem à nossa ajuda, e estarmos atentos àqueles que não pedem por vergonha...»

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Dar e receber

«... Para o mundo ser melhor claro... também é indispensável que todos contribuam generosamente com algum do seu tempo para ajudarem os outros...»