O GAIATO digital

Edição de 27 de Agosto de 2022 - Ano LXXIX - N.º 2047

DA NOSSA VIDA

Sede de vida

Beire, em frente à Capela
Beire, em frente à Capela

«... É, portanto, o Evangelho que dá o Ser e o Agir à Obra da Rua (...) o Evangelho não está sujeito a sofrer mudanças pelas modas, Ele é sal e luz, por si mesmo, para cada época. Não é Ele que precisa de ser salgado e iluminado...»

MALANJE


«... A Obra da Rua é fazer de cada pobre uma Pessoa com maiúscula. Todo pai tem o perigo de não deixar crescer o filho. O filho torna-se homem quando o pai lhe entrega a herança para ele governar...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES


«... O Património é alimentado por um pequeno grupo de cristãos, alguns muito sacrificados e é o que tem valido aos casos mais extremos...»

PÃO DE VIDA

Pai Américo em férias

«Na investigação devotada do percurso biográfico do Padre Américo, como as cerejas, encontram-se muitas facetas que podem contribuir para esboçar um retrato de corpo inteiro...»

PENSAMENTO

Por mais paradoxal que isso se nos afigure, toda a obra social que tenha de trabalhar para comer dia-a-dia, é rica. Se vive das suas rendas, pode vir a morrer de fome.

PAI AMÉRICO, Doutrina, 2.° vol., 1.ª ed., 1977, pg 195.

CALVÁRIO

O Calvário é sempre lindo
O Calvário é sempre lindo

«Este tempo de caos - guerras, fome, alterações climáticas, corrupção, violência doméstica que atinge as crianças, abusos de poder, tráficos de estupefacientes e pessoas - exige novos profetas...»

SINAIS

«... A D. Sofia, na sua entrega total, em Paço de Sousa, durante toda a vida. Recordo também a D. Sara, sobrinha do Pai Américo. Foram dela os primeiros gestos de ternura para com as crianças...»

DOUTRINA

Educar pela confiança

«... Um acto de desconfiança é lembrar ao rapaz o que ele foi; atribuir-lhe culpas que jamais teve; destruir a esperança, o brio, a vontade de ser um homem - coisas estas que ele não merece. Antes de o julgar por «rapaz da rua», convém indagar porque é que o foi...»

LIVROS

Estas palavras destinam-se em especial àqueles que nasceram depois de 1956 e que podem, porventura , conhecer vagamente a figura e a obra do Padre Américo, ou, o que é pior, ter dela a imagem desvirtuada que alguns hoje ousam traçar. E isto, não obstante a existência de biografias e mesmo teses de doutoramento que entretanto se têm publicado.

Que a sua acção causasse estranheza no tempo em que ela princi­piou a fazer-se sentir não seria motivo de espanto. Fazer o elogio da educação por meio do trabalho numa sociedade que genericamente tinha (e tem) por ideal o lazer, era uma atitude difícil de aceitar. O próprio tinha disso noção clara quando escrevia, por exemplo "Tem-se escutado aos ignorantes um reparo muito severo à nossa organização com estas palavras textuais: 'Fulano diz ser muito amigo dos rapazes mas obriga-os a trabalhar.' 

Pelas CASAS DO GAIATO

BEIRE - Flash's

O álbum de Pe. Telmo

«... Pela forma como falava e descrevia imagens d'o meu álbum de fotos de Picote, na construção da barragem, eu ficava a imaginar um possível livro tipo Fotobiografia de... ou de... Influência de coisas que conheço - Fotobiografia da Água, Da Janela de Saramago...»

MIRANDA DO CORVO

Agropecuária / Férias de Verão / Arranjos / Volta a Portugal / Partilhas, campanha de assinantes e contactos
Agropecuária / Férias de Verão / Arranjos / Volta a Portugal / Partilhas, campanha de assinantes e contactos

PAÇO DE SOUSA

Horta / Piscina / Azurara 2022 / Furo / Feira do Livro
Horta / Piscina / Azurara 2022 / Furo / Feira do Livro

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Diversidade de vocações, unidade na acção: Servir o Próximo

«... Outro propósito deste encontro é contribuir para que, cada um, no grupo da paróquia a que pertence, ou sem pertencer a grupo nenhum, possa ter a "inquietação vicentina" de estar atento às necessidades do próximo que precisa de ajuda...»