O GAIATO digital
Edição de 8 de Outubro de 2022 - Ano LXXIX - N.º 2050
MALANJE
«... A autocrítica faz crescer as pessoas. Reclamar o mal que os outros fazem e não ver a viga que há no nosso olho não faz bem a ninguém...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«Entre as forças que concorrem para o aumento da pobreza extrema está o abandono dos progenitores masculinos, das suas responsabilidades paternais relativas aos filhos e à mulher com quem os geraram...»
CALVÁRIO
«... Neste lugar teológico de fragilidade e de redenção tem sentido contemplar o que aqui foi plantado e cultivado por tantos ao longo dos anos, para não esquecer os esquecidos nem atraiçoar esta lição...»
PENSAMENTO
O visitador do Pobre, quem quer que ele seja, deve viver daquela grandeza de ânimo que é dom do Espírito Santo, para caminhar em linha recta sem jamais desfalecer; e ter aquela alegria sempre viva e recolhida, semper gaundentes, que chora quando é preciso, tanquam tristes, sem mostrar lágrimas a ninguém.
PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 60.
PÃO DE VIDA
In memoriam-José Araújo-um dos primeiros gaiatos
«... Servem estas notas simples para lembrar um pouco este gaiato dos primórdios, entre os três primeiros que Pai Américo acolheu na Casa de Repouso do Gaiato Pobre - a primeira Casa do Gaiato, em dia do Santíssimo Nome de Jesus...»
BEIRE - Flash's
- Pus flores a Teus pés...
«... Gosto daquele espaço, aqui no Calvário. Rodeado por carvalhos e tílias, lembra uma alameda de casas nobres - brasonadas... "Os doentes merecem sempre o melhor" - gostamos de dizer-nos! E a nossa Fé diz-nos que sim senhor. Porque "é assim que Deus manda"...»
LIVROS
«... O testemunho de vida de Padre Horácio, aponta todo ele para os outros. A sua vida é um permanente correr para os outros. Outros que, primeiramente, são os Pobres. Os de dentro, da Casa do Gaiato de Coimbra que Pai Américo lhe pôs nas mãos, e os de fora, fogo que também recebeu de Pai Américo, o Património dos Pobres...»
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Será que Deus quer que nós soframos?
«... Certamente Deus não quer, nem causou o sofrimento desta senhora e eu sei que ela nunca O culpou por isso. Aceita esse sofrimento sem que por isso deixe de ajudar os outros, a começar pelos da sua família...»
DOUTRINA
Quanta coisa boa apodrece no mundo!
«Esteve aqui, há dias, de visita à nossa Aldeia, um Rapaz que foi outrora meu companheiro das Colónias de Campo, em Coimbra, berço da Obra da Rua. Era, ao tempo, estudante de leis. Hoje, é magistrado nas colónias do Império...»
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO
- Agropecuária
- Estudo e escolas
- Antigos gaiatos
- Partilhas e contactos