O GAIATO digital

Edição de 22 de Outubro de 2022 - Ano LXXIX - N.º 2051 

Legenda: Aqui nasceu Américo Monteiro de Aguiar - Casa do Bairro - Galegos - Penafiel


DA  NOSSA  VIDA

135 Anos - a mesma vocação

«Mais que a data do seu nascimento, em 23 de Outubro de 1887, Pai Américo dava apreço à do seu baptismo, que é um «nascer de novo». Este ocorreu em 4 de Novembro do mesmo ano, na igreja paroquial de Galegos...»

BENGUELA - VINDE VER!

Pelo menos um futuro melhor

«Ao chegar a Casa pela avenida dentro rolam em linha contínua os pneus da carrinha, ao lado marcham os alunos de batas brancas com o logótipo do Gaiato, centenas de crianças, adolescentes e jovens...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Toda a gente acha normal que o homem reproduza filhos sem assumir responsabilidades e sem que ninguém lhas peça!... Não é crime nenhum abandonar os filhos e a própria mulher! Não senhor, não é crime!! Mas... ai da mãe que proceda desta forma,..»

MALANJE

«A 30 de Julho de 2020 regressei a Angola, um ano exacto depois do fatídico acidente. Praticamente passei todo o tempo da minha recuperação no Calvário. Durante muitos dias pensei que não voltaria a pôr os pés em África, mas nunca o mostrei...»

PÃO DA VIDA

Pai Américo e De Foucauld e as Irmãzinhas de Jesus

«... Durante a I Guerra Mundial, Américo Monteiro de Aguiar encontrava-se a ganhar honradamente o pão de cada dia no Chinde, em Moçambique, sendo certo que na costa oriental de África também foi procurando com luta interior o Caminho da Luz, tendo o exemplo dos missionários franciscanos...»

CALVÁRIO


«... Recentemente têm-nos pedido acolhimento na capela do espigueiro para a celebração de momentos especiais na vida das famílias: um baptismo, uma acção de graças por um aniversário centenário, as bodas de prata de um casal, um trintário gregoriano...»

PENSAMENTO

O complexo social, gerado na própria natureza das coisas, deu sempre ao mundo e dará, enquanto ele gravitar, filhos sem pai. Mas o Padre é pai de todos, pela força da sua missão e da vontade de Deus - nomeadamente pai das classes abandonadas. A paternidade do Sacerdote é toda divina, transcendente, incompreensível até, para a gentes a quem escapa a terceira dimensão dos corpos. É puramente espiritual: gerar e formar Cristo nas almas. Só ele, o Padre, e mais ninguém no mundo, tem essa missão, muito embora, por vezes e para muitos, não preste para nada; mas apraz a Deus escolher o que não presta para confusão do que presta.

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 72.

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

"Combati o bom combate" (2 Timóteo 4:7)

«Quando esta edição do Jornal chegar aos nossos leitores será cerca da data (24 de Outubro) em que se completarão 12 anos depois do falecimento de quem escreveu estas crónicas até ao limite das suas possibilidades físicas e mentais, mais precisamente, Júlio Mendes...»

BEIRE - Flash's

- Ele está Vivo no Calvário...

«... Estive lá um mês, pelos cabelos... Não me deixavam fazer nada. Já antes de vir para aqui, estive noutro sítio em que também não nos deixavam fazer nada. Não posso. Passava o tempo agarrada ao telefone a ver se me tiravam dali... Não posso estar sem fazer nada...»

OS NOSSOS LIVROS

DOUTRINA

Outro caso

«... Se nas suas palavras faladas Padre Manuel António transmitia a vida que lhe corria na alma, nas palavras escritas era, acima de tudo, um apelo premente aos seus leitores para que se doessem do infortúnio dos Pobres com quem se cruzava, e lho aliviassem...»

«... Não sei bem porquê, eu nunca leio estas coisas como elas vêm na chamada grande Imprensa. Nunca! Tenho outros conhecimentos. Vou logo às fontes de onde o mal promana e é ali, nas fontes, que eu o vejo. É de lá que o puxo para que os mais também o vejam...»

Pelas CASAS DO GAIATO

MIRANDA DO CORVO

  • Reunião dos Padres
  • Catequese
  • Agropecuária
  • Educação musical
  • Partilhas e contactos