O GAIATO digital
Edição de 31 de Dezembro de 2022 - Ano LXXIX - N.º 2056
PÃO DE VIDA
Fez-Se pobre
«A celebração do nascimento de Jesus em 2022 vem acompanhada por um motivo de alegria: o nascimento recente do bebé em que se alcançou o número de 8 000 milhões de seres humanos que povoam o planeta Terra...»
PENSAMENTO
Os nossos maiores amigos e benfeitores na vida são na verdade os Pobres; pobres de vontade, pobres de saber, pobres de haveres - Pobres! Deus colocou no coração do homem o desejo de bem-fazer e espera, naturalmente, que todos o façam bem feito. É necessária uma grande força compreensiva e vontade muito sincera de conhecer quem é o Pobre e quem somos nós outros, para realizarmos na terra, com perfeição, o pensamento de Deus na arte de fazer bem o Bem que se faz ao Pobre.
PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 27.
MALANJE
«... Felizmente estamos no Natal e os nossos «Batatinhas» vivem estes dias com muita alegria. Todos os dias depois do terço ensaio de cantos. Nas tardes, um pequeno grupo modela o Presépio...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«O tempo de Natal é a época em que lembramos o aniversário do nascimento do Senhor do Universo, que nasceu pobre, numa gruta, sem casa nem berço, mas numa manjedoura, esquecido dos grandes do seu tempo...»
CALVÁRIO
«... O presépio é um lugar de escuta, de silêncio, de contemplação e de adesão. Mas quem quererá invejar uma vida que vai ser perseguida, rejeitada, condenada e acabar em cruz, talhada com a madeira...»
PELA CASA DO GAIATO DE SETÚBAL
«... Uma experiência destas, que dizemos a viva-voz: "valeu a pena" - todos os grupos das diferentes dinâmicas comunitárias e cristãos em geral, deviam ter conhecimento e ir experimentar. Conhecendo e participando...»
BEIRE - Flash's
Aquela «referência espiritual»...
«... quando menos espero, vinda de onde menos se espera, surge a revelação. Ora vejam: «Eu é que estou sempre a aprender com o Calvário e quem nele está inserido... está vivendo o dia a dia..!».
LIVROS
«O padre Américo e a sua obra foram já objecto de diversos trabalhos, cuidadosamente referenciados por Ernesto Candeias Martins. Para além de registos biográficos e memorialísticos, bem como de algumas monografias, é justo realçar, pela sua importância, a investigação conduzida durante cerca de uma década por João Evangelista Loureiro, que culminou na sua tese de doutoramento (L'Obra da Rua et l'éducation des enfants privés de milieu éducatif, Universidade de Lovaina, 1972)...»
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO
- Partilhas e assinantes
- Natal 2022
- Novo ano 2023
- 83.º aniversário da Obra da Rua
- Contactos
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Exploradores dos Pobres
«Para iniciar um ano em que, infelizmente, se espera
uma situação económica que será difícil para muitas famílias vai aqui uma
crónica alusiva a parte desse tema, mas que se refere a uma situação que já não
é nova. Estou a referir-me a casos que, de vez em quando, nos aparecem, e agora
temos mais, de pessoas que vivem em habitações em muito más condições pelas
quais os respectivos donos cobram rendas exorbitantes, esgotando-se, logo aí,
grande parte de um rendimento familiar que já é baixo...»