O GAIATO digital

Edição de 28 de Janeiro de 2023 - Ano LXXIX - N.º 2058 

CALVÁRIO

«O Calvário é uma lição. Não de um único mestre, mas de muitos. Os doentes. As suas necessidades, os seus pedidos e as suas manias ensinam-nos o valor do serviço a quem aparentemente já não serve a sociedade...»

MALANJE

«O pequeno Beni, acercou-se da nossa mesa com dois novos desenhos (...). Desde o dia em que lhe disse (...) que era um grande desenhador, não há uma semana que não me surpreenda com uma pequena obra de arte...»

DA NOSSA VIDA

Uma data

Pai Américo ao fundo à direita
Pai Américo ao fundo à direita

«... Este momento de mudança radical no percurso de vida de Pai Américo, que queremos relevar, reveste-se de grande importância. Os seus interesses passam de uma vida no mundo para uma vida para o mundo...»

PÃO DE VIDA

Dos primórdios da Obra da Rua

«... A primeira casa a ser fundada, foi a de Coimbra, em Janeiro do ano de 1940, com três pequenos da rua. Pensou-se dar à obra nascente a feição de casa de repouso e ter ali em período de cura o filho do Pardieiro...»

PENSAMENTO

As cartas que a Sopa recebe na roda do mês, são testemunho eloquente de que ela é a menina dos teus olhos; as tuas palavras não são gotas de licor lançadas em vasos de cristal, mas sim a tua vida em gotas, a cair na vida dos Pobres. Vê-se nelas o interesse, o alvoroço, o querer ir, a revolução do bem. São autênticas declarações de amor ao apostolado de visitar Pobres, pelo que caminhas infinitamente mais depressa com este amor sem passadas, do que eu e muitos outros a dar passadas, sem esse amor.

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 32-33.

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Como levar esta Luz aos pobres? É Pai Américo, um homem de experiência e de doação que no-la recomenda: levar o pão e o pão, e sempre pão. Cristo virá e segundo a primeira linguagem do Evangelho, entra-lhes pela boca, pela casa, pelos remédios, etc...»

SINAIS

«Faleceu a nossa D. Laura. Até ao fim foi uma presença. Presença que, com seu rosto atento e acolhedor, nos transmitia carinho. Na Eucaristia, sempre com sua voz de fervor, nos anunciava o Evangelho. Na salinha de estar, com as doentes, sentadinhas ao redor, a sua presença amorosa...»

DOUTRINA

Não choras de arrependimento?... És infeliz!

«Tantas crianças que se finam dos maus tratos da rua e dos caminhos! São vítimas de fome lenta. Tantas que nos morrem dela! Não é da que cá passam; é da que trazem. Assim se foram alguns em Miranda do Corvo. Assim outros, em Paço de Sousa. O mal vem de longe. Vem do seio das mães!...»

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • Vacaria
  • Pintainhos
  • Pomar
  • Limpezas

MALANJE

  • Portão principal da nossa Casa 



MIRANDA DO CORVO

  • Catequese
  • Epifania 2023
  • D. Laura
  • Partilhas, assinantes, contactos

VOZ AOS DOENTES 


«... Quando saímos da missa eu disse para o Padre Alfredo:    -Temos de encontrar mais uma doente para que o quarto que era seu não fique vazio. Era assim com o Padre Baptista!...»

BEIRE - Flash's

A Acção Social é Acção Teologal...

«... Detenho-me a perfurar essa realidade que, naquele fim da primeira metade do século XX e princípios da segunda metade, aquele homem foi em Portugal. Um homem que era também um padre admirado de o ser...»

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Que cada paróquia cuide dos seus Pobres

«... É, pois, preciso que cada paróquia se organize para cuidar dos seus pobres, seja através de uma Conferência Vicentina, seja doutros modos, mas, já agora, por que motivo não uma Conferência Vicentina? Os senhores párocos têm que ajudar nisto, e podem ajudar muito, mas não é a eles que deve caber a principal responsabilidade. A principal responsabilidade deve caber a cada pessoa que se diz cristã...»