O GAIATO digital

Edição de 21 de Outubro de 2023 - Ano LXXX - N.º 2077

DOUTRINA

23 de Outubro de 2023 - 136.º Aniversário de nascimento
23 de Outubro de 2023 - 136.º Aniversário de nascimento

«... Eu cá sou o derradeiro a desprestigiar a mulher. Dantes, quando andava pelas prisões, não sei que me dava no peito ao ouvir a voz dos carcereiros: «Ali são as mulheres!...» 

DA  NOSSA VIDA

O Tempo e a Obra

«... A sua Obra tem a marca da experiência da sua vida. Não podia, por isso, deixar de ser uma Obra assente sobre os valores da família, não uma qualquer família, mas uma família com mãe, pai e irmãos...»

MALANJE


«Este ano aprovámos um novo regulamento interno e começámos a implementá-lo este ano. Seguindo o modelo das Casas Portuguesas, alargámos e adaptámos algumas partes do mesmo...»

PÃO DE VIDA

Da agressividade juvenil

«... é possível capacitar os jovens para antecipar e/ou acabar com esses comportamentos de forma mais rápida e eficaz, evitando assim o seu aumento...» 

CALVÁRIO

Escutando a História de uma Carvalha

«... No meio dos edifícios residenciais do Calvário de Beire encontrava-se uma carvalha centenária. Durante séculos dava sombra e abrigo (...) a partir dos anos 50 aos doentes pobres...»

PELA  CASA DO GAIATO DE SETÚBAL

«... Tentamos centrar a atenção na pessoa de cada um dos rapazes, numa tentativa de responder às suas provisórias decisões "vocacionais"...»

SINAIS

«... em tarde quente, sentei-me ao lado dos velhinhos e li-lhes a história do Pimpão que, em pequenino, entrou na Casa do Gaiato...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... há as mães que ficam com os filhos, fugindo os progenitores com outras mulheres enquanto a Justiça dos tribunais demora meses e meses, sem chamarem os responsáveis à ordem...»

CORRESPONDÊNCIA DOS LEITORES

«... Anos a fio aquele jornal entrou pelo nossa casa a dentro, mesmo depois do seu falecimento em 1991, e era praticamente ignorado...»

PENSAMENTO

É preciso que os gaiatos jamais percam de vista a mãe; senão a deles, outra semelhante à que deixaram em casa. E que oiçam, todos os dias e a cada momento, um «vem cá meu filho» para que se não perca o sabor nem o amor da família. As coisas chegadas ao pequenino por mães, têm infinitamente mais valor e sabem melhor do que as coisas mais altas servidas por mãos estranhas. Só elas, as mães, têm o segredo de curar com um sopro as feridas dos filhos e, com um beijo, adormecê-los.

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 202.

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • G. D. CASA DO GAIATO
  • «DADO»

MIRANDA DO CORVO

  • LAR DO GAIATO DE COIMBRA / OBRAS E MANUTENÇÃO 
  •  AGROPECUÁRIA / PARTILHAS E NOVOS ASSINANTES   

BEIRE  — Flash's

Também "ateus" e "fariseus"1 podem…

«... sonhar "um Calvário para todos, todos, todos"… Com "ateus" e "fariseus" de coração aberto à construção de um mundo novo em que ninguém fique nas periferias…»