O amanhecer na Casa do Gaiato de Paço de Sousa

O GAIATO digital

Edição de 02 de Dezembro de 2023 - Ano LXXX - N.º 2080

CALVÁRIO


«... A verdade é que ninguém quer ser pobre. Nem os pobres! Ninguém quer cuidar dos pobres apenas por cuidar deles. Sempre procuramos algum prestígio numa actividade dessas...»

DA NOSSA VIDA

Pobrezas

«... O mais difícil não é reduzir a pobreza mas antes reduzir o anseio da riqueza. É uma consequência dos corações ricos, haver tantas vidas pobres...»

PÃO DE VIDA

Não desviar o olhar dos Pobres

«... Na mensagem para este dia, o Papa Francisco sublinhou: «Se sou pobre, posso reconhecer de verdade quem é o irmão que precisa de mim. Somos chamados a ir ao encontro de todo o tipo de pobreza...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES


«... O pai desapareceu numa irresponsabilidade inqualificável e deixa os frutos de si próprio à deriva, num mundo tão frio como o actual. Não lhe doeu o coração. Nem por causa da mãe, nem pelos filhos!...»

SINAIS

«... Noventa e oito anos! Resta-me pedir a todos os amigos uma pequena oração. Talvez o Senhor sorria e tenha piedade de mim...»

PENSAMENTO

O valor de todo o apostolado não se vai buscar às facilidades nem à abundância, mas sim à míngua e aos sacrifícios que a gente faz no trabalho de realização, cujo trabalho, para valer, há-de ser o fruto quotidiano de uma intenção escrupulosamente recta e do desejo de acertar; a menos que se corra o risco de trabalhar em vão. […] No caso da Obra da Rua, não procures nem aprecies o seu êxito nas passadas de quem por ela trabalha, que esse vem de muito mais fundo e tem mais alto significado; hás-de ir buscá-lo, sim, ao seio dos que resignadamente sofrem a sua pobreza, esquecidos dos homens e notados de Deus — verdadeiros operários deste apostolado, por amor dos quais lhe vem toda a fama e toda a glória. É absolutamente impossível que as obras assim realizadas, não sejam da ala dos namorados, mais pelo bem que fazem a quem nas conhece do que mesmo àqueles que delas vivem. A força espiritual ainda hoje ocupa no mundo o primeiro lugar, sofrendo dolorosamente a sua falta quem procurar substituí-la.

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 226-227.

Pelas CASAS DO GAIATO

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

«... Repare-se bem no que levou o Filho de Deus ao ponto de chorar: ver os humanos a serem incapazes de reconhecer o que lhes pode trazer a paz...»

ASSOCIAÇÃO ANTIGOS GAIATOS E FAM. CENTRO

«... Entre estes homens e mulheres estão o nosso Pai Américo e o senhor Padre Baptista, que sonharam e concretizaram esta Casa do Gaiato de Beire e O Calvário...»

ASSOCIAÇÃO  ANTIGOS GAIATOS E FAM.  NORTE

«... manter viva a "Alma" Gaiata e lembrarmos a efeméride sagrada dos 136 anos do nascimento do nosso VENERÁVEL PAI AMÉRICO...»

BEIRE — Flash's

«… Quase apetece mendigar aos nossos leitores que se treinem na arte de visitar esta gente e apareçam. Mesmo que só para "ver com os olhos do coração"…»

PAÇO DE SOUSA

  • DONATIVOS
  • LIMPEZA DA CASA
  • NOVOS RAPAZES

MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

  • ESCOLAS E ESTUDO
  • AGROPECUÁRIA 
  • PARTILHAS E CAMPANHA DE ASSINANTES