O pivot na Casa do Gaiato de Benguela serve para regar e para refrescar

O GAIATO digital

Edição de 4 de Maio de 2024 - Ano LXXXI - N.º 2091

DA NOSSA VIDA

Dar vida

«... Os nossos Rapazes mais velhos apreciam muito os espaços físicos da nossa Casa, mas ainda mais se encontrarem nela outros que lhes fariam lembrar os companheiros do seu tempo.»

MALANJE


«... Há uma semana chegaram quatro rapazes da rua a nossa Casa. Como não podia ser de outra maneira, procuramos dar-lhes um lugar para dormir, asseamo-los, demos-lhes roupa como numa família...» 

PATRIMÓNIO DOS POBRES


«... Há muitas formas de nos amoldarmos às coisas do Alto, mas as mais brilhantes aos olhos de Deus, são o cuidado e a dedicação aos mais pobres e doentes.» 

PÃO DE VIDA

Pai Américo — Um «Microfone» de Deus

«... O Padre Américo, pelo que foi, pelo que fez e pela obra que realizou e que perdura, em favor dos mais desprotegidos da nossa sociedade, foi um homem que deixou mais rico Portugal...» 

CALVÁRIO


«... A função do Calvário continua a ser prestar atenção a cada doente com sensibilidade e sabedoria até que a morte serena e santamente nos visite. Entretanto vivemos com pureza e sonho...» 

BENGUELA - VINDE VER!

Casa de muito trabalho

«O trabalho é fonte de muitos benefícios para a pessoa que o realiza. Outros tantos bens advindos dele, proporcionam uma maior qualidade de vida para aqueles a quem o mesmo é prestado...» 

SINAIS

«... Queridos leitores amigos — venham comigo… Vamos a Malanje. Dez quilómetros antes da cidade, está o muro e o portão da Casa do Gaiato de Malanje. Lindo portão! Bonita entrada! Avancemos até ao centro da Aldeia. A linda capela está com a presença de Jesus…»

PENSAMENTO

O visitador do Pobre que também é artista, tem necessariamente de ser um crente. A sua linguagem há-de dizer que ele é da Galileia. A beleza da sua acção é polarizada no seio de Deus. Ele chama a todos irmão; e porque são da sua carne, tem pena dos mais desamparados. Como a galinha faz aos milhafres, assim ele dá sinal e quer defender os Inocentes debaixo das suas asas. Faz arte que comove e não obra que deslumbre, o visitador de Pobres. 

PAI AMÉRICO, Obra da Rua, 5.ª ed., 2012, pg 32.

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • ESTUDANTES
  • SERRALHARIA
  • TIPOGRAFIA
  • SENHOR DOM DUARTE

MIRANDA DO CORVO — COIMBRA

  • FESTA NO COLISEU DO PORTO
  • FESTA DA FAMÍLIA
  • AGROPECUÁRIA/ARRANJOS
  • PARTILHAS E CONTACTOS

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Juntos podemos fazer mais e melhor

«... Se pudermos estar juntos, conseguiremos fazer mais e melhor. Vamos ter esperança e fazer os possíveis para que assim aconteça...»

BEIRE - Flash's

Aquele «presente» já prometido

«... Sinto-me habitado por mil razões para acreditar que a Obra da Rua, que já deu tais filhos à Pátria, pode e deve continuar a ser uma «palavra nova...»