Museu Padre Américo /Obra da Rua, cruzeiro e capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa

O GAIATO digital

Edição de 1 de Junho de 2024 - Ano LXXXI - N.º 2093

DA NOSSA VIDA

Uma luz se acendeu

«... Escrevo estas palavras a pensar na D. Emília, que recentemente nos deixou, ao fim de 90 anos multiplicando em tantas partes quantas as necessárias o dom recebido para que cada um, na sua circunstância, tivesse o seu quinhão. »

PÃO DE VIDA

A mãe é sempre bela

« Nestas horas extremamente duras depois da partida da Mãe Emília para junto de Deus, com 90 anos [27-II-1934 †11-V-2024], faltam-nos naturalmente as palavras para alinhavarmos um simples tecido de linho...»

MALANJE

«... Há centenas de doentes a vaguear pelas ruas das cidades ou escondidos nas aldeias. Sempre que nos cruzamos com um deles, vem-nos à mente o Calvário de Portugal...»

SINAIS

«... Sr. Pe. Carlos e sr. Pe. Horácio já estão com Deus. Eu, já velhinho, ainda estou no nosso Calvário – Aldeia dos Doentes. Que neste momento é orientada pelo nosso Pe. Alfredo...»

CALVÁRIO

«... Há quatro anos que em Beire se iniciaram as obras de requalificação do edificado, pela mão do Padre Fernando e do Arquitecto António Seca. Está pronta para as mudanças a ERPI– estrutura residencial para pessoas idosas e doentes...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... O desprendimento das coisas do mundo obriga-nos, em certa altura da nossa subida em santidade, a tomar atitudes semelhantes, como me dizia há tempos um padre que reparte comigo as suas sobras...»

PENSAMENTO

Compram-se na casa dos Pobres horas de Esperança, lágrimas de gratidão, himalaias de contentamento. Compramos a paz nos arraiais de desespero, que são ordinariamente as mansardas dos proletariados a cujos corações se roubou a Fé, sem lhes dar nada em troca que mitigue tanta miséria.

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 1.° vol., 5.ª ed., 1986, pg 54.

Pelas CASAS DO GAIATO

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Um Amor de Mãe Infinito

«Desta vez não consigo escrever sobre outro assunto a não ser sobre uma Mãe com letra grande que partiu deste mundo e que, de certeza absoluta, foi para o Céu, onde continua a cuidar dos seus filhos com um Amor Infinito...»

BEIRE - Flash's

A «fala» das nossas araucárias…

«... A coisa não está fácil. Quando se nasce não se traz manual de instruções… Mas sinto a verdade desta informação: «A descoberta de si próprio pode tornar-se uma aventura apaixonante durante a vida inteira...»

«FERREIRINHA»

«Sou o Bruno Claro, neto de António Caetano Ferreira. O meu avô cresceu na Casa do Gaiato do Porto e julgo que seria tratado como "Ferreirinha". Comunico que o meu avô faleceu no passado dia 8 de Maio...»

SETÚBAL

«... prestes a terminar a conferência o Diácono pediu-me que desse um pequeno testemunho da minha vida enquanto gaiato e como surgiu a minha vocação sacerdotal. Certamente, foi um pedido difícil de ser recusado...»

MIRANDA DO CORVO — COIMBRA

  • Partiu a Senhora D. Emília
  • Partilhas e Contacto

ASSOCIAÇÃO ANT. GAIATOS FAM. NORTE

«... a nossa Associação como Organizadora levou a cabo nos três primeiros Domingos e no Dia 25 de Abril, na comemoração deste histórico...»