As Casas do Gaiato promovem a vida - aqui, na Casa do Gaiato de Malanje
O GAIATO digital
Edição de 16 de Novembro de 2024 - Ano LXXXI - N.º 2105
BENGUELA - VINDE VER!
Alegria
«... Os contextos económicos e social do País estão numa fase muito preocupante. As pessoas de boa vontade estão cada vez mais com menos recursos para as causas de solidariedade. Os pobres perderam qualquer tentativa de levar a mão ao bolso para comprar alimentos...»
PÃO DE VIDA
O Padre Américo e as Criaditas dos Pobres
«... Maria Carolina de Sousa Gomes nasceu a 19 de Outubro de 1892, em Braga (...) Foi mostrando predilecção pelos Pobres, visitando-os, pelo que, a convite do Dr. Elísio de Moura, em 1 de Novembro de 1924, deixou a sua casa de família em Coimbra, (,,,) e foi assumir a direcção do Asilo da Infância...»
CALVÁRIO
«... A pastoral vocacional em ordem ao ministério ordenado, em primeiríssimo lugar, cuida das vocações que já existem, rezando para a sua consistência e fidelidade à missão que lhes foi confiada pelo Bispo Diocesano...»
MALANJE
«... Durante alguns meses vou ter a oportunidade de estar na Casa do Gaiato em Setúbal. São evidentes as mudanças significativas que estão a ocorrer. As exigências da Segurança Social e da Protecção da Criança exigem uma nova configuração da Casa do Gaiato ...»
PENSAMENTO
Compram-se na casa dos Pobres horas de Esperança, lágrimas de gratidão, himalaias de contentamento. Compramos a paz nos arraiais de desespero, que são ordinariamente as mansardas dos proletariados a cujos corações se roubou a Fé, sem lhes dar nada em troca que mitigue tanta miséria.
PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 1.° vol., 5.ª ed., 1986, pg 54.
Pelas CASAS DO GAIATO
A minha experiência na Casa do Gaiato de Benguela
«... tive o privilégio de pisar, pela primeira vez, esta grande Obra «CASA DO GAIATO DE BENGUELA», pois, o vento da Missão, ao soprar, conduziu-me até à Casa do Gaiato...»
BEIRE - Flash's
Uma crónica que foi adiada...
«... Aqui no Calvário e/ou à volta dele, os flash's sempre são mais que muitos—desde o rir ao chorar… Importa é educar os olhos do coração para que sempre possam ver mais longe que os olhos da carne...»
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
- ESCOLAS
- CENTENÁRIO DAS CRIADITAS DOS POBRES
- PARTILHAS E CONTACTOS