Tipografia da Casa do Gaiato de Paço de Sousa. Aqui fazemos O GAIATO.

O GAIATO DIGITAL

Edição de 30 de Novembro de 2024 - Ano LXXXI - N.º 2106

DA NOSSA VIDA

O Pobre

«... Talvez que se o mundo ganhasse gosto de amar o Pobre, aprenderia a amar a verdadeira paz e melhor apreciaria e cuidaria da terra que é de todos...»

PÃO DE VIDA

O Padre Américo e as Criaditas dos Pobres

«... Desconhecidas do mundo, somente nomeadas por aqueles a quem fazem bem, para que nada falte ao seu evangelho, têm muitas vezes de suportar críticas e reparos...»

BENGUELA - VINDE VER!

Ganhar asas e ajudar a voar

«... Cá em Casa, aliada a tarefa de estudar, temos o trabalho saudável e amigo do bem-estar em todos os sentidos. Cada um dos rapazes conforme as suas competências é-lhe atribuída uma tarefa para ser executada em benefício de toda a comunidade...»

SINAIS


«Quando terminei a teologia fui nomeado pároco de Vilar Seco e de Genísio, Concelho de Miranda do Douro. (...) Meu pai deu-me o seu cavalo, Rocha. Médicos e párocos andavam ainda a cavalo. O Rocha afeiçoou-se a mim de tal forma que não precisava de rédea para me seguir....»

MALANJE

«... A Obra da Rua nasce como resposta à pobreza vivida em Portugal no tempo do Padre Américo. Uma Obra, como bem definiu o seu fundador: dos pobres, para os pobres, pelos pobres; os pobres são os protagonistas...»

CALVÁRIO

«... Amar o que Deus nos coloca em mãos é superar-nos sem cairmos na tentação da eficiência, mas sendo humildes e pobres, para receber mais e melhor a quem precisa...»

OS NOSSOS LIVROS


Os pedidos podem ser feitos à Casa do Gaiato de Paço de Sousa, através do telefone 255752285; por e-mail: geral@obradarua.pt; por carta Largo da Casa do Gaiato, 94 – 4560-378 Paço de Sousa; ou no site: www.obradarua.pt

«Se nas suas palavras faladas Padre Manuel António transmitia a vida que lhe corria na alma, nas palavras escritas era, acima de tudo, um apelo premente aos seus leitores para que se doessem do infortúnio dos Pobres com quem se cruzava, e lho aliviassem.

[…] Era homem de uma só ideia. Quatro verdades ou realidades a compunham e estavam no início do seu dia e com elas o terminava: o Nome de Jesus, Pai Américo, a Obra da Rua e a Casa do Gaiato de Benguela. A ordem não seria outra, eram as quatro realidades em que alicerçava a vida.

Tudo confluía para a sua «querida Casa do Gaiato de Benguela»: os Rapazes, os trabalhadores da Casa, os pobres e crianças dos bairros, a Igreja diocesana. Bendita e dolorosa obsessão que o apaixonou em toda a sua vida de Padre da Rua.

[…] O primeiro encontro com Pai Américo marcou-o profundamente. […] Foi o principiar de uma vida com o pensamento e as palavras de Pai Américo à flor da pele, da sua doutrina, dos seus princípios e pedagogia, enaltecendo o amor pelos pobres.

A Obra da Rua, no seu pensamento, era uma grande árvore cujos ramos correspondiam às várias Casas. Muitas vezes se serviu desta imagem quando se referia ao Calvário, que ansiou ver replicado em Angola, como um dos ramos, muito importante, da Obra da Rua.»

Da Apresentação do Padre Júlio.

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • Capela
  • Campo
  • Folha

MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

  • Catequese / Escolas
  • Lar do Gaiato de Coimbra / Agropecuária 
  • Arranjos / Partilhas e Contactos 

ASSOCIAÇÃO ANTIGOS GAIATOS E FAM. NORTE


« Só um ser Humano, Gloriosamente chamado de Pai pelos Gaiatos, nasce duas vezes e fica eternamente guardado nos seus corações: Nasce "Humanamente" para o Mundo (com Alma Sacerdotal) concebido do ventre de uma mulher…! Nasce "Divinalmente" para o Céu (cumprida a Missão OBRA DA RUA)...»

BEIRE - Flash's

Numa ERPI, «isto» não era possível...

«... Saboreei aqueles momentos mágicos em que pude ver, pensar e sentir o que é uma família para os sem família. De onde partem tantas outras famílias, à maneira de Nazaré. Surpreso, ouço: Numa ERPI, isto não era possível! Ah não, não! E não me desligo da abissal diferença entre um Calvário e uma ERPI...»

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

«... Hoje queria aqui dar uma notícia sobre este assunto que é boa a vários títulos. A notícia é que o Grupo de Jovens da paróquia aderiu a este processo, estando a montar uma iniciativa para ajudar nesta causa, com recurso às redes sociais...»