OS NOSSOS LIVROS

«É um trabalho que resulta, no essencial, da compilação das crónicas publicadas no Jornal O GAIATO, na coluna "Aqui Lisboa", entre 1963 e 1990. Há nele umalinha condutora que perpassa constantemente pelos seus textos — a denúncia e combate à injustiça! Foi sempre um homem incomodado com o excesso de palavras e discursos inconsequentes.

[…] Ainda em Coimbra, na sua juventude, toma conhecimento e acompanha o Padre Américo que está no início da sua vida sacerdotal. É tocado pelas suas pregações públicas a que teve oportunidade de assistir e continuará a acompanhar à distância. Ficou contagiado pela sua doutrina e o exemplo concreto da sua vivência.

[…] A sua vocação não é tardia; é amadurecida e no tempo certo. O chamamento de Deus que sentiu para se pôr ao seu serviço numa Obra desta natureza foi determinado, é ele que o confessa, pelas duas circunstâncias referidas acima. A sua convicção é servir a Deus de modo concreto através dos mais fracos. Foi assim que a Obra da Rua ganhou mais um "trabalhador para a sua vinha". E nós, os que beneficiámos do seu vincado espírito de serviço, da sua entrega à causa dos mais fracos, dos filhos abandonados, dos órfãos com pai e mãe, regozijamo-nos com esta homenagem.

[…] Fomos testemunhas do seu zelo, como efetivo pai de família, para suprir todas as necessidades da Casa. Garantir 4 refeições ao dia, o vestir e calçar, a formação escolar e profissional. Batia à porta dos ministérios e outras entidades. Acorria às paróquias de Lisboa em peditório a par de homilias emotivas. Tinha uma legião de Amigos que, sendo seus eram nossos… Com estes houve constantes milagres da multiplicação dos pães!

Defensor intransigente dos que tinha a seu cargo, procurou tornar cada Rapaz agente da sua própria regeneração e dos outros irmãos. Buscou cumprir a divisa maior da Obra — fazer de cada Rapaz um HOMEM. E fez.

Caríssimo(a) leitor(a) certamente encontrará neste livro assuntos e situações que continuam, infelizmente, atuais. Terá a perspetiva do Sr. Padre Luiz e o convite para, seguindo o exemplo da sua ação e entrega, agir na sociedade em que estamos inseridos, na medida das capacidades de cada um.» 

Do Prefácio/Introdução de Jorge Cruz.

Os pedidos podem ser feitos para: Largo da Casa do Gaiato, 94, 4560-378 Paço de Sousa, pelo telefone 255 752 285, por e-mail: geral@obradarua.pt ou directamente no nosso site www.obradarua.pt