PAÇO DE SOUSA
POMAR — Para o nosso pomar, resolvemos comprar árvores de fruto para substituir as que secaram. O Paulo «Mudo» fez a plantação. No galinheiro do pomar nasceram 4 porquinhos de uma porca preta que lá temos. Esperamos que cresçam bem. Num destes dias tivemos arroz de pato ao almoço, vindos deste nosso galinheiro.
CAMPO — Num destes dias, o sr. Jorge e o «Meno» andaram a preparar o campo da horta para lá semearmos a batata de semente. É um trabalho feito com a máquina de semear, em que os nossos Rapazes vão sentados na máquina e metendo a batata na correia giratória que a deposita na terra. A batata é muito importante para as nossas refeições, pelo que esperamos ter uma boa produção.
MUSEU — O nosso carpinteiro sr. Faustino e o seu ajudante Manuel, terminaram o tecto do pátio de entrada do nosso Museu, que era o último trabalho que faltava realizar. Têm vindo cada vez mais visitas interessadas em visitá-lo. Da nossa parte, queremos que as pessoas conheçam melhor a vida e a Obra do Pai Américo.
CASA DO BAIRRO — Nesta casa que pertence à nossa Obra e fica junto à nossa Aldeia, Pai Américo esteve várias vezes a descansar, assim como outras pessoas amigas. Decidimos efectuar nela várias limpezas que estavam a ser necessárias para que se conserve em bom estado e fiel à sua tradição.
AZURARA — Na nossa Casa de Férias, resolvemos fazer alguns arranjos nas partes da casa que o clima da beira-mar afectou. A estrutura de betão e ferro, com o passar dos anos, vai ficando corroída pelo salitre que anda no ar, assim como as pinturas e todas as peças metálicas. Os trabalhos já terminaram, estando a casa pronta para receber os nossos Rapazes em segurança e em boas condições, nas próximas férias de Verão.
Daniel Pina