PAÇO DE SOUSA 

ADEGA - Começamos a limpar a nossa adega. Despejamos as garrafas já antigas que estavam inutilizadas, e aproveitamos as que estavam boas para servirem de tempero. Lavamos também as garrafas que estavam vazias para em breve serem enchidas com o vinho novo que fizemos. Foram lavadas também duas pipas que, embora não sejam precisas, ficam limpas e reservadas para quando forem necessárias.

PINTOS - Retiramos mais 17 pintos da nossa chocadeira, tão bonitos que pareciam bolas de algodão. Foram para a nossa padaria onde temos espaços onde crescem em duas fases, com ajuda de lâmpadas de infravermelhos que os aquecem. Quando já não precisam destes cuidados, vão para o galinheiro e dão o seu lugar a outros mais novos. Esperamos que as nossas galinhas poedeiras continuem a pôr o seus ovos, uns para as nossas refeições e outros para serem chocados.

POMAR - O Paulo «Mudo» mais o Manuel andaram a podar as nossas árvores de fruto, dentro do pomar e fora. Depois outros rapazes foram apanhar os paus da poda e deitá-los no atrelado, que depois serão queimados. Temos que substituir algumas árvores do nosso pomar, mas como há pouca chuva, estamos com receio de plantar novas árvores. São principalmente ameixoeiras e pessegueiros.

MATA - Agora que os socalcos dos nossos campos estão a ficar limpos de mato, tudo fica mais bonito. É o João que está encarregado desse trabalho, usando uma roçadora e uma motosserra. Entretanto o «Meno» está a fazer a poda das videiras, tendo ajuda do «Guga». Esperamos que venham a dar cachos de uvas de boa qualidade.

Fausto Casimiro