PAÇO DE SOUSA
VACARIA - Na nossa vacaria nasceram mais dois vitelos de raça limousine, um no dia de Páscoa e outro uns dias depois. Estão os dois fortes e brincalhões. Eles já gostam de comer ervas fresquinhas que têm ali bem perto dos parques. Também das nossas vacas leiteiras, de raça frísia, estamos à espera que nasçam os seus filhotes. O «Meno» e o «Guga» são os tratadores do nosso gado bovino. Os animais têm-se alimentado de silagem e palha dos nossos campos e ração que temos de comprar. Esperamos que se desenvolvam bem.
AVENIDA - O Paulo «Mudo» andou a rapar as ervas daninhas das bermas da nossa avenida, que já estavam a precisar de serem rapadas. Dois rapazes varreram tudo o que ele rapou. Depois outros dois rapazes encarregaram-se de apanhar os montes. Assim a nossa avenida ficou limpinha e bem arranjada.
MURO - Uma parte do muro dos campos novos, com a chuva que caiu, ruiu. Agora está a ser reparado, ficando seguro para mais uns anos. Este muro é muito antigo, era a cerca da quinta dos frades. É um muro feito de pedras de granito retirado das pedreiras das redondezas.
LIVRO - O nosso Amigo Dr. João Alves Dias, lançou um novo livro e convidou-nos a estarmos presentes na apresentação. Quis oferecer a receita da venda dos livros à nossa Casa, pela grande amizade que tem pela nossa Obra e por Pai Américo. No livro que tem o título «Para além das margens», fala também de Pai Américo e da nossa Obra. O livro contém os seus textos publicados no jornal «Voz Portucalense», da diocese do Porto. Agradecemos a sua amizade e partilha e desejamos bom êxito para este seu novo livro.
CAMPO - Depois do «Meno» ter cortado as ervas dos nossos campos e de terem estado a secar, veio um senhor com uma máquina de enfardar a palha, tendo-a juntado em rolos. O «Meno» transportou-os para a vacaria, e mais tarde serão servidos ao nosso gado. Agora irão ser preparados os campos para a sementeira do milho.
Fausto Casimiro