PAÇO DE SOUSA
CELEBRAÇÃO DOS 66 ANOS DO "NASCIMENTO" DO PAI AMÉRICO PARA O CÉU - Este ano a cerimónia do dia 16 de Julho, data em que o nosso querido Pai Américo faleceu, foi celebrado no dia seguinte, no Domingo.
O dia foi dividido em várias etapas: Ao meio-dia deu-se a celebração da missa no exterior, primeiramente devido ao calor que se sentiria no interior da nossa capela, mas também por causa do distanciamento que devemos ter em consideração uma vez que o covid continua por aí.... Tivemos a participação da Tuna da Associação dos Antigos Gaiatos, que juntamente comigo foram os responsáveis dos cânticos.
Após a missa seguiu-se o almoço, onde as pessoas se sentaram quer à volta das mesas nas sombras do exterior, ao pé da casa 3, como também no refeitório porque estava bastante gente. Depois do almoço a Casa deu a oportunidade de quem quisesse um café ou carioca poder tomar no nosso bar, servidos pelo nosso «Guga».
Por volta das 15h e até às 17h as pessoas presentes tiveram a oportunidade de circular pelo Museu onde visualizaram momentos, memórias e recordações da vida e obra de Pai Américo, assim como antepassados da história da Casa do Gaiato.
Logo de seguida tivemos o lanche/jantar, onde as pessoas puderam alimentar-se com o caldo verde e bolos que haviam trazido e foram partilhados por todos, e que amigos e simpatizantes da Obra tiveram o carinho de comprar.
E pronto, foi assim que celebramos este dia especial da comunidade gaiata. A todas as pessoas presentes, e que ajudaram activamente na organização, obrigado pela vossa presença.
AZURARA - Está mesmo a terminar o período de férias do primeiro turno. Os nossos rapazes aproveitam estes últimos dias para dar os seus mergulhos, caminhadas e corridas pela praia, descansar que é o mais importante.
MILHO - Este ano, estamos a viver uma seca extrema, daí que toda a poupança de água é muito importante. Os campos de milho têm sido regados, com a água suja da piscina para não se desperdiçar e com a dos nossos poços.
José Júnior