PAÇO DE SOUSA

MISSA — Após cerca de três anos, a celebração da nossa Missa dominical retomou o horário do costume, às 12h. Aos poucos o número de participantes tem vindo a aumentar, porém não se compara ao antes pandemia. Como sabemos que muitos dos nossos antigos participantes não sabem da mudança deste horário, e que tanta falta fazem na alegria destas celebrações, vimos por este meio informa-los desta alteração, esperando voltar a receber-vos na nossa capela aos domingos, às 12h.

CAMPO — As batateiras crescem muito bonitas, levando a pensar já numa boa colheita futuramente, o que permitirá a auto-suficiência da Casa, não sendo necessário comprar este legume que tanto utilizamos para a sopa e pratos principais. Aproxima-se também o tempo para semear o milho, o que leva a que tenhamos de preparar já as sementes e material para que tenhamos sementeira bem eficiente.

GINÁSIO — Recuperamos algumas máquinas do ginásio que antes tínhamos montado nos balneários. As máquinas que ainda estavam em bom estado foram transferidos para a cave da casa 4, onde será agora o novo ginásio. Ao longo desta semana andamos a montar e colocar no sítio os aparelhos, tirando o pó e verificando o seu estado de funcionamento a fim de ver se estavam aptos para serem utilizados. Estamos a aceitar aparelhos na qual possam ser oferecidos para que haja uma maior diversidade das máquinas.

ANIMAIS — Retomamos a criação de coelhos, uma vez que o Bruno, que voltou a trabalhar connosco, percebe bem da matéria. As galinhas, perus, e gansos continuam a crescer ao ar livre no pomar, tudo em coexistência. Os pintos vão nascendo mais, o que leva a que tenhamos para consumo outros galináceos, para que haja espaço para criar os recém-nascidos. No parque, os pavões e os patos são o centro de atenção dos visitantes.

VISITA DA PRAXE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS — No passado sábado recebemos com grande agrado a praxe da Faculdade de Ciências do Porto, do curso de matemática. Foi uma iniciativa dos doutores para que os seus caloiros tivessem uma experiência diferente da que estavam habituados. Por volta das 11h da manhã foi quando chegaram e de seguida foi-lhes apresentada a Casa. A visita iniciou-se pela tipografia e zona da piscina, terminando na capela e no Museu. Após a visita foram almoçar nas mesas junto do campo de futebol para depois tomarem café no nosso bar, tendo depois jogado futebol com eles, em equipas mistas para ser ainda mais divertido. No fim do tempo deles connosco despediram-se tendo agradecido ao sr. padre pela disponibilidade e acolhimento.

José Júnior