PAÇO DE SOUSA

EXPOSIÇÃO — Decorre ainda a exposição de quadros e maquete da Aldeia da nossa Casa do Gaiato, no salão de festas, da autoria do nosso Antigo Gaiato Artur «Piasquinha». A exposição contém várias retratações como a imagem do portão e da avenida Eng.º Duarte Pacheco, entre outros. Recomendo a sua visita a quem ainda não teve a oportunidade, podendo fazê-lo aos domingos à tarde a partir das 14h, deixando um aviso prévio para que o autor das obras possa estar presente, ouvindo a sua motivação e testemunho.

SEMENTEIRAS — Este clima bastante chuvoso que tem ocorrido nos últimos tempos por todo Portugal tem atrasado a plantação das sementeiras. É verdade que temos que ter em conta que o clima de Portugal aos poucos está a deixar de ser ameno, passando a ser tropical, na qual os verões serão cada vez mais quentes e secos e o outono e inverno mais chuvoso e húmido. Contudo, com todos estes inconvenientes, o «Meno» acabou de semear as ervas de Inverno, que esperamos que possa crescer, fornecendo depois boas colheitas.

LENHA — A lenha neste tempo é a matéria prima e o combustível das nossas lareiras. Para isso, os rapazes, enchendo carrinhos de lenha da arrecadação, transportam a lenha recolhida para as casas. Com a lenha já nas casas, é necessário acender a lareira e indo colocar aos poucos a lenha, de forma que os canos não fiquem demasiados quentes, acabando por arrebentar. Com isto, conforme a lenha que já está na lareira vai ficando em brasa, acrescenta-se mais uma pouca quantidade, e assim sucessivamente até a casa já estar bem aquecida e água quente dos banhos.

TIPOGRAFIA — Têm sido feitos muitos calendários, de diversos tipos, para nosso uso e para os nossos clientes e amigos. Temos ainda a capacidade de executar livros para diversas finalidades, documentos empresariais e outros, em offset ou digital. Para interessados nestes tipos de trabalhos, é só entrar em contacto com a Casa, que estaremos muito contentes pelo interesse.

José Júnior