PAÇO DE SOUSA
VISITAS — No passado dia 17, recebemos um grupo de Amigos. Trouxeram bem alimentares, produtos de higiene e, mais importante que isso, a sua presença e disponibilidade para passar um tempinho connosco. Vinham acompanhados de belos carros, e de coração aberto convidaram-nos tirar fotografias, dentro e ao lado dos seus carros. Houve foto em conjunto, nas escadas da capela e ainda o Fausto teve a generosidade de se oferecer para dar-lhes uma visita guiada pela Casa.
Os estudantes universitários da CESPU de Gandra, mantiveram a tradição de comparecer nas proximidades da época natalícia para passar um tempo connosco e deixar algumas ofertas. Era habitual haver um jogo entre os universitários e nós gaiatos no campo grande, porém este ano não foi possível, uma vez que alguns dos nossos rapazes encontravam-se em aulas.
BODAS DE OURO — Bodas de Ouro do casal Maria do Carmo e Francisco Félix (gaiato mais velho) na nossa capela no dia 8 de Dezembro celebraram 50 anos do seu casamento, na altura na nossa Casa do Gaiato de Moçambique em Lourenço Marques. A missa teve a participação especial do padre Telmo, que viu crescer o casal, realçando o bom exemplo de amor e preocupação que tinham um pelo outro, que permitiu que o casamento continue a florescer até aos nossos dias. Estando eu também presente, houve um momento que me comoveu bastante, faltando pouco tempo para que a primeira lágrima caísse lentamente dos meus olhos. Na acção de graças, após ter feito uma pausa no cântico de "Maria de Nazaré", um familiar dos casados, subiu ao micro e começou a proferir melancolicamente um poema dedicado à vida de Maria do Carmo e Francisco Félix, parabenizando-os pelo amor e respeito mútuo que sempre demonstraram a toda a família que criaram.
Confesso que ocasiões como estas ficam sempre marcadas pela importância da união de uma família. E a nossa família gaiata vai superando todas estas dificuldades que se têm intrometido no nosso caminho ultimamente, graças a vossa enorme ajuda e apoio que nunca nos faltou.
BAPTISMO — O Teco, antigo gaiato aqui de Paço de Sousa, trouxe o seu filho Dinis a baptizar e a entrar na vida de Cristo, assim como ele havia feito há alguns anos atrás.
Foi uma cerimónia muito especial como todos os baptismos, mas ver o seu filho a ser baptizado no mesmo local onde também foi, tem sempre uma sensação inexplicável.
O gaiato é mesmo isto, a partir do momento que se pertence à família, passem anos e anos, o sentimento de pertença estará sempre na família gaiata.
OFERTAS E AGRADECIMENTOS — Na quadra natalícia muitos dos nossos amigos trazem ofertas e donativos para que seja possível a realização de um Natal com prendas e muita alegria dos rapazes. A verdade é que são muitos e, se se começa a nomeá-los, não teríamos espaço para colocar todos os nomes. Digo isto, para que saibam que não nos esquecemos de quem nos ajuda e torna esta época do ano mais mágica.
Assim sendo, em nome de todo a família gaiata, deixo o nosso profundo agradecimento por se lembrarem de nós.
Desejo a todos vós um Santo e Feliz Natal, um bom ano de 2024 e que possamos todos conquistar coisas novas. Até 2024!
José Júnior