PAI AMÉRICO
79º aniversário
«Que o santo Padre Américo vos ajude a prosseguir com a Obra maravilhosa que ele fundou!
Assinante 74428».
«… Efectuei transferência a favor do jornal O GAIATO… Gostaria de ter possibilidade de enviar uma importância bem maior para poder ajudar às despesas do Jornal e da vossa Obra, mas nesta presente ocasião defronto muita dificuldade, sobretudo devido à doença (Alzheimer) de que minha esposa padece… Diariamente elevo preces ao Senhor pela Beatificação do Venerável Padre Américo e estou muito confiante no sucesso desta nossa ambição espiritual; há já alguns anos, em conversa com o saudoso Padre Carlos Galamba, ele disse-me que o nosso Venerável Padre Américo não precisa da Beatificação porque já goza da máxima Felicidade mas nós é que queremos poder ver a sua imagem colocada nos altares das nossas igrejas. É certo também que esse facto irá proporcionar um aumento considerável da devoção ao nosso Pai Espiritual.
Assinante 59020».
«Agradeço a Deus as graças que me têm sido concedidas por intermédio do Padre Américo que tive o privilégio de conhecer, já lá vão mais de 70 anos na Igreja dos Congregados, no Porto, aquando de homilias que algumas vezes fez, nas missas de Domingo, das 13 horas. Essas homilias tocaram-me tão profundamente, que nunca mais me desliguei da Obra do Padre Américo.
Leio sempre com muito interesse todos os artigos do vosso Jornal, mas há um que me toca mais fundo, o Património dos Pobres, porque relata quanta pobreza grassa no nosso País, sem que os nossos governantes, apesar de promessa, se importarem em resolver…
Assinante 11439».
«Envio esta pequena oferta para as pequenas coisas que forem precisas: são em agradecimento por tudo que o nosso Pai Américo tem pedido ao Senhor Jesus pela minha família…
Assinante 65732».
«Há alguns dias fiz uma transferência para a Casa do Gaiato para pagar a minha assinatura e a da minha filha. O resto, que não é muito (infelizmente há muitas necessidades a que acudir) fica ao vosso critério…
Todos os dias rezo a oração pela beatificação do Padre Américo que já devia estar nos altares há muito tempo! Ainda me lembro de o ver pregar nos Congregados com a sua batina e capa preta. A força da sua convicção era tanta que as pessoas não resistiam à sua pregação e se não tinham dinheiro consigo, por vezes entregavam anéis e brincos, porque não conseguiam ficar indiferentes.
Estou a tratar de ver se arranjo mais assinaturas para O GAIATO. Quando o recebo, leio-o de uma ponta à outra e lamento sempre que tanta gente que o devia ler, não só ignore completamente a Obra, mas até a ataque, talvez por desconhecimento, talvez por preconceitos ideológicos…
Assinante 58073».
«Cheque para pagamento da assinatura d'O GAIATO… o resto é para ajudar na campanha de Beatificação do saudoso P.e Américo.
Assinante 47162».