PELA CASA DO GAIATO DE SETÚBAL

Museu de música mecânica

No dia 12 de Abril, no período da tarde, foi com grande azáfama que fizemos mais uma das nossas saídas socioculturais: visita ao Museu da Música Mecânica no concelho de Palmela, fundado em 2000 pelo coleccionador Luís Cangueiro; a quem tivemos a oportunidade de cumprimentar e dar-lhe os parabéns por tão bela e cultural iniciativa.

Com o nosso fiel e responsável motorista, Hélio Sobral, conduzindo o nosso mini-Bus , num ápice, estávamos à porta do Museu : com a área de 1.020 m2, consiste numa caixa totalmente fechada, que pretende estabelecer um certo paralelismo com uma caixa de música.

Tivemos o privilégio e a oportunidade de entrar nessa grande "caixa de música", viajar no tempo e conhecer um pouco mais sobre a história da música mecânica, os seus instrumentos e a sua evolução ao longo dos anos.

Os nossos rapazes aprenderam um pouco mais, sobre este fascinante universo: música mecânica. Demonstraram grande curiosidade sobre o funcionamento de cada um dos instrumentos. Os mais novos, sem 'vergonhas e inseguranças' a todas as questões arriscavam responder; participação activa!...

A visita guiada, foi conduzida por uma das curadoras do museu, que explicou aos Gaiatos, como funcionavam os instrumentos mecânicos, como os cilindros musicais e os discos de metal, que produziam sons incríveis e encantavam multidões na época, em que foram criados. Tivemos a oportunidade de ver de perto alguns dos exemplares mais raros da colecção, como a famosa "Orquestra de Autómatos" e o "Piano Automático", que tocavam sozinhos sem a necessidade de um músico.

Foi uma experiência enriquecedora e para muitos, inclusive para o Paulo — o seminarista que passou um período de férias em nossa Casa — foi a primeira vez que tiveram contacto com este tipo de música e ficaram impressionados com a qualidade do som produzido pelos instrumentos mecânicos.

Antes de regressarmos a Casa tivemos um tempinho para repor energias: lanche ao ar livre.


Via Lucis


Recebemos na Casa do Gaiato de Setúbal um grupo de Casais que realizaram o Conselho Regional – Encontro Matrimonial no dia 15 de Abril, tendo inicio às 9h00 e encerramento com lanche partilhado, após a actuação dos nossos rapazes com uma pequena peça de teatro, "O barbeiro" seguido de duas actuações musicais, "A nossa vez", "Kelê Mbê" , e também uma dança num estilo de bailado contemporâneo, desempenho dos nossos bailarinos, o Samuel e o Emídio.

Foi com grande alegria que também fizemos parte da Via Lucis, ou Caminho da Luz momento de oração, que se concentra na Ressurreição de Jesus Cristo até à Ascensão ao Céu. Uma experiência edificante e inspiradora para todos nós, em especial para os nossos rapazes: ajudar a trazer esperança e renovação para as suas /nossas vidas.

O espaço exterior, cuidadosamente preparado para melhor rezarmos e vivermos esta Via Lucis: cada estação, uma Cruz de Madeira e uma pagela/imagem alusiva à mesma, cantámos e rezámos em comunidade.

No final da mesma houve um pequeno momento de partilha, em que foi unânime o reconhecimento, por parte dos casais presentes e os directores espirituais, da forma como os nossos "miúdos" participaram e viveram a proposta da "caminhada" deste dia, o que ajudou a todos termos vivido tais momentos com a mais elevada dignidade.

O almoço foi partilhado na nossa Sala de Jantar, estivemos em família como todos os dias, mas neste sábado, específico, a família era maior. Muito bom! E finalmente lá nos dirigimos ao bar do Monchique, e aí se conversou, se bebeu o café e com os sorrisos, estampados nos nossos/deles rostos, faz-se caminho, tal como Pai Américo nos ensinou: somos uma grande e humilde família, de Amor e de partilha, isto é, promover o desenvolvimento humano e social dos nossos rapazes, por meio de uma educação integral que abrange a dimensão física, emocional, social e espiritual.

Padre Fernando