PELA CASA DO GAIATO DE SETÚBAL 

Como em todos os anos, o término das férias na Casa do Portinho da Arrábida e regresso à nossa "quinta" na zona de Algeruz, fica marcado por uma actividade que nos motiva imenso, apesar de algum "trabalhinho" que temos, ou seja, a vindima…

Desta vez tivemos de passar dois dias a vindimar, ainda que intercalados, actividade tradicional e valiosa que ensina responsabilidade, trabalho em equipa e apreciação pela agricultura, terminando essa tarefa com uma tarde de lazer na piscina!

Um aumento significativo na produção de uvas na nossa vinha, foi o corolário de um ano dedicado de trabalho nos cuidados diversos (poda, lavra, tratamentos fitossanitários, adubação, e este ano com a introdução de matéria orgânica no solo, proveniente da vacaria). A pulverização adequada é fundamental para proteger as videiras de doenças e pragas, garantindo uma safra saudável e produtiva. Ficamos muito contentes!…

Duplicar a quantidade de uvas entregues na adega é um resultado impressionante e demonstra um excelente trabalho na gestão da vinha. Parabéns pelo nosso sucesso na produção de uvas em 2023!

Na colheita, o esmerado empenho, a diversão, o companheirismo, as pausas para lanche e copos de água fresca: ajudou a manter a energia, a confiança e a saúde dos nossos 'meninos'. Facilmente os "rapazes", vestidos com roupas confortáveis, desempenharam de forma correcta o papel e as funções do 'trabalhador rural', isto é, aquele que realiza a vindima, o "vindimador" ou "apanhador de uvas".

O Luís, o "batatinha" mais novo, provou todo o tipo de bagos e gostou imenso de estar no campo com os mais velhos: ora apanhava e comia, ora observava e comia!...o Leandro, "batatinha" seguinte demonstrou uma grande atenção a "mostrar" quais os "cestos" que estavam cheios para serem transportados. O Nelo, que gosta muito de "petiscar", apesar de ter ingerido uns bons "cachos de moscatel", lá se foi concentrando e cumpriu minimamente a sua tarefa com sucesso, aliás, todos eles, rapazes responsáveis, conhecedores dos preceitos da tarefa de vindimar.

Em tom conclusivo… modéstia à parte, o sucesso da nossa vindima é notável!

Louvamos a Deus por nos acompanhar e em especial, aos nossos "Gaiatos", sem incidentes: com uma equipa familiar, foi verdadeiramente impressionante. Um reconhecimento e um prémio consequente para todos (será surpresa…), e também os empregados, desde o cozinheiro, ao motorista, ao "tractorista" e mesmo os membros da equipa educativa e o próprio administrativo, com alguns voluntários, demonstraram um verdadeiro apreço pela missão em que todos estiveram envolvidos. Parabéns por esta conquista extraordinária e pelo compromisso da equipa da Casa do Gaiato de Setúbal, com o sucesso da vindima.

Esperemos que a doçura do "moscatel" a produzir possa adoçar o paladar daqueles que o provarem, tal como estes momentos vividos adocicaram e animaram plenamente o nosso dia da vindima!

Padre Fernando