SETÚBAL
Brincadeiras de crianças
Os nossos pequeninos encantam-se com as sobremesas e brincam com elas, tentando enganar a Senhora. Comem com jeitinho para não estragar as embalagens, piscam os olhos uns aos outros, colocam a tampa com cuidado e, no fim do jantar, vão felizes oferecer à Senhora uma sobremesa falsa.
D. Conceição finge não perceber o truque e deixa-se enganar, provocando uma alegria extasiante às pequenas crianças.
— Eh! Hoje vamos enganar a Senhora!
Com todo o jeitinho limpam bem a tampa da embalagem, põem um guardanapo por cima, uma pequena colher e lá vão eles felizes pregar a sua partida.
Neste jogo andaram entretidos duas ou três vezes. Na sua inocência, enganar a Senhora era uma proeza... e, para esta, uma delícia ver a alegria dos pequenos catraios.
Oliveiras
O nosso terreno não tem qualquer parte desperdiçada. Ao longo das duas estradas que ladeiam a quinta e noutros cantinhos sem árvores, as oliveiras crescem com algum vigor.
Embora a área em que vivemos não seja eleita pela UE para cultivo de olivais, dado que não temos azeite, aproveitamos as bermas dos terrenos para cultivar as azeitonas. Felizmente que, pelo bom trato e rega no Verão, as árvores produzem com alguma abundância.
Por esta altura, impõe-se a tarefa de colhermos a azeitona.
Como os Rapazes estão na escola e os sábados são insuficientes para percorrer tanta árvore, pedimos ao Octávio e à Mafalda a sua ajuda. Parámos com as outras actividades agrícolas e todos nos debruçamos em colher, a tempo e horas, os preciosos e carnudos frutos que nos irão dar o azeite.
Até o tempo tem ajudado! Parece vivermos um verão de São Martinho que nos veio consolar, após tantos dias de chuva intensa, a qual deu às oliveiras capacidade de produzir tão graúdas e suculentas azeitonas.
Padre Acílio