SETÚBAL

"Maria levantou-se e partiu apressadamente" (LC 1, 39)

A linguagem do amor sempre foi uma luz para aqueles que a procuram, onde encontrando-a deixam-se enamorar por ela. Pois, nesta Jornada somos convidados a deixarmo-nos guiar por esta luz, a fim de que a nossa vida seja um berço de paz e esperança. Além disso, no troço de estrada que ainda nos falta para chegarmos a Lisboa, somos convidados também a caminharmos juntos com a Virgem de Nazaré, que, imediatamente depois da Anunciação, "levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1, 39) para ir ajudar a prima Isabel. Maria deixou-se interpelar pela necessidade da sua prima idosa. Não se escusou, não ficou indiferente. Pensou mais nos outros do que em si mesma. E isto conferiu dinamismo e entusiasmo à sua vida. Portanto, são muitos propósitos de vida que a Virgem de Nazaré quer nos ensinar nesta JMJ.

A pressa da jovem mulher de Nazaré é a pressa típica daqueles que receberam dons extraordinárias do Senhor e não podem deixar de partilhar, de fazer transbordar a graça imensa que experimentaram. É a pressa de quem sabe colocar as necessidades dos outros acima das próprias. Maria, é exemplo de jovem que não perde tempo a mendigar a atenção ou a aprovação dos outros – como acontece quando dependemos daquele «gosto» nas redes sociais —, mas move-se para procurar a conexão mais genuína, aquela que provem do encontro, da partilha, do amor e do serviço.

O Papa Francisco foi o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ 2023 e foi a primeira pessoa a receber o Kit de Peregrino da Jornada Mundial da Juventude em Portugal. O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, foi recebido em audiência pelo Papa, no dia 22 de Junho, e ofereceu o kit:

Mochila: A JMJ Lisboa 2023 preparou uma mochila com uma das cores e o logótipo desta Jornada, para transportar aquilo que foi preciso durante a semana, incluindo a garrafa de água nas bolsas exteriores. A mochila pode ser transformada numa pequena bolsa de mão para guardar e transportar mais facilmente;

T-shirt: Vermelha ou verde, estará representado o logótipo da Jornada. O logótipo foi inspirado no tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1, 39), tendo a Cruz como elemento central;

Chapéu: Estilo "Panamá", que vai apresentar o logótipo da JMJ Lisboa 2023;

Terço: Feito em madeira, para rezar com os jovens de todo o mundo;

Fita para pendurar ao pescoço: Com um design moderno, as cores e o logótipo da JMJ Lisboa 2023 nos cinco idiomas oficiais do encontro: português, inglês, francês, espanhol e italiano;

Garrafa de água reutilizável ECO: É uma forma sustentável de consumir água, contribuindo para a preservação do planeta, reduzindo as emissões associadas à produção e ao transporte de garrafas, os resíduos em aterros e as garrafas depositadas no oceano.

A participação dos Rapazes da Casa do Gaiato de Setúbal nesta dinâmica de 'montar o kit' foi acolhida com grande entusiasmo e azáfama: três tardes de solidariedade, de comunhão, e apressadamente, fizemos mais ou menos 6.000. Foi um momento de tanta euforia e entrega onde o amor era a energia deles. Assim nestes dias, puderam partilhar com a Igreja o que de melhor tem a Obra da Rua – Amor e dedicação aos outros e espalhar o testemunho de Jesus Cristo.

Além disso, no dia dez do corrente mês, os Rapazes tiveram a graça de receberem o "Oratório da Visitação", que tem por objectivo acompanhar as famílias de Portugal no caminho de preparação para a vivência da JMJ 2023, que ocorrerá de 1 a 6 de Agosto. Como "família gaiato", criamos um ambiente de oração na Capela, colocando a imagem num lugar central com uma vela acesa ao lado. A peça celebra o encontro de Maria, a mãe de Jesus, com Santa Isabel. O abraço representa a alegria partilhada entre duas figuras no momento em que se encontram. Não obstante, ao terminar a celebração, rezou-se pelos bons frutos da JMJ, pedindo a Nossa Senhora da Visitação, que nos ajudasse a levar Cristo a todos, obedecendo ao Pai, no amor do Espírito!

Paulo Domingos

(Seminarista de Malanje e Gaiato)