SINAIS
Amanhã - 20 de Janeiro - faria anos nosso Padre Manuel que o Senhor chamou para si.
Tenho à minha frente o livro - com a colecção de textos que agora saiu em Paço de Sousa. Textos cheios de alma, graça e vida e que ele à pressa mandava para o nosso Jornal «O Gaiato». E eles partiam sempre no último momento para dar mais vida ao nosso famoso e mais uma graçinha angolana.
Ele partiu para o Pai - por certo - para receber d'Ele um sorriso de amor pelos sorrisos amorosos com que ele brindou as crianças angolanas.
Repousa em paz e com alegria - padre Manuel.
O teu livro com as tuas crónicas no nosso Jornal «O Gaiato». São um resumo palpitante dos teus sorrisos profundos e graciosos pelos filhos vindos das ruas de Benguela que tu acolheste e beijaste.
Está lindo o livro! Os teus filhos vão vibrar de alegria.
Sabes do que agora me estou a lembrar? Das nossas reuniões no centro de Angola, na Quibala. Tu vinhas de Benguela e eu ia de Malanje e aí nos debruçámos sobre nossas alegrias e tropeços. Recordas - por certo - aquele dia que levastes na carrinha umas vacas que nos deram e tu compraste umas travessas para o refeitório. No caminho, as vacas encheram as travessas... rimos com força.
Alegrias e trabalho duro na construção das nossas aldeias para os nossos meninos de Angola. No Céu também há saudades!
Padre Telmo