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Notas e sambapitos

Com as provas do primeiro trimestre a decorrer, conforme o calendário escolar para o presente ano lectivo, os rapazes andam empenhados em buscar sempre mais. E mais! Estudam uma hora e meia de manhã ou de tarde, alternando com o período em que têm as respectivas aulas presenciais, como é adequado e obrigatório para o ensino primário e secundário nos seus ciclos.

A motivação é importante para a realização de qualquer tarefa. É a energia indispensável que dinamiza a actividade humana. Pode ter outros nomes, mas haverá em todos eles características comuns - o motivo e o objectivo pelos quais o homem se verga para os alcançar, empenhando esforço e sacrifício diário.

Para os mais novos, a actividade estudantil é comparada a um fardo pesado, que se leva aos ombros em tempo de aulas. Muitas vezes, estudam como se estivessem a fazer um favor aos superiores, aos pais, aos irmãos mais velhos, aos chefes... ou para não perderem alguns privilégios ou mesmo para fugir aos castigos.

A motivação direciona o comportamento para a concretização de um objectivo, privilegiando a satisfação da necessidade de realização, que é importante para todo o ser humano.

Particularmente, gosto de informar-me sobre o comportamento do rapaz na sua escola, assim como o seu aproveitamento em termos de produtividade. A construção de expectativas altas e positivas, comunicadas ao rapaz são capazes de o levar a alcançar níveis bastantes altos de competências para a sua vida futura. Acredito que o rapaz é capaz, mesmo quando ele pensa que não pode mais. Os incentivos são importantes, quando se sabe corresponder aos objectivos pelos quais eles são dados. Os nossos rapazes, na sua maioria, quando recebem as suas notas de avaliação escolares, têm o hábito de as apresentar, pois, de seguida, são incentivados. Uma fruta fora da refeição, um sambapito, tão apreciado por cá (sambapitos são doces arredondados). Há dias vinha o «Nelo» contente da escola, e de passagem pela varanda do refeitório pequeno, sem dar pela minha presença, disse aos companheiros: "hoje, com esta nota positiva de física, vou comprar uma goiaba". Assustei-me com a sua determinação. Abri a porta e ele assustou-se também, e os dois fizemos a permuta: a goiaba nas suas mãos e a prova nas minhas mãos. É a motivação extrínseca por enquanto que dita o esforço do rapaz. Ele age exclusivamente em vista à recompensa, seja ela qual for, sambapito ou goiaba. A meta é a motivação intrínseca - que o rapaz chegue ao nível de realizar as suas actividades como resultado de uma decisão que vem de si mesmo e não só do ambiente externo. Por enquanto, vale a fórmula: livro + sambapito = a boas notas. A conclusão é de Pai Américo: «assim se vinca a personalidade de cada um na liberdade de escolhas».

Padre Quim